A Difícil Vida De Um Cabalista

Laitman_912Pergunta: Como um Cabalista pode estar sempre animado, apesar dos problemas?

Resposta: Vou compartilhar minha experiência com você. Eu sou muito ocupado, e tento me manter ocupado o tempo todo. Levanto-me cedo, às vezes à meia-noite. De 3 a 6 horas da manhã dou uma lição de Cabalá e depois da lição vou para uma caminhada com minha esposa, tomo café da manhã e durmo por uma hora.

Quando me levanto, examino materiais no computador. Depois, há filmagens das 10 às 11 da manhã, e isso continua até a noite com intervalos e reuniões no meio. Além disso, tenho que escrever artigos, gerenciar meu blog e preparar apresentações. Eu também tenho meus próprios estudos do Talmud Eser Sefirot do Baal HaSulam e outros livros, e às vezes repasso outras fontes.

Eu definitivamente assisto as últimas notícias, alguns comentários de TV. Eu gosto de assistir programas sobre a natureza de vez em quando. Minha agenda está totalmente cheia.

Pergunta: Você já se sentiu triste? Já chorou?

Resposta: Por mais estranho que possa parecer, eu sou um ser humano também. Tenho sentimentos, pensamentos, fraquezas e realizações, etc.

Eu estou conectado a muitas pessoas em todo o mundo e estou preocupado com o destino do mundo, embora sinta isso como algo acessório, como um meio para descobrir o mundo superior.

Eu tenho os mesmos sentimentos que você, não pense que sou um boneco. Você não pode ver o que se passa dentro de mim.

No começo eu também me perguntava sobre o meu professor até me aproximar dele e perceber o que estava escondido atrás da indiferença ou alegria externa.

Os Cabalistas experimentam subidas e descidas muito acentuadas; eles têm períodos muito fortes, tempos muito emotivos, períodos de desapego, afastando-se do mundo e das pessoas. Tal vazio do universo é revelado diante deles, o que nenhuma pessoa comum pode sentir.

Isso significa que há momentos em que se sente desespero, fica deprimido como se estivesse desapegado da vida – para um Cabalista tudo isto é um bilhão de vezes mais forte e mais profundo do que para uma pessoa comum. No entanto, ele tem as ferramentas certas para ajudá-lo a lidar com esses estados, mas ele ainda os tem e sente.

O egoísmo de um Cabalista é muito maior do que o de uma pessoa comum. Está escrito: “Aquele que é maior do que seu amigo, seu desejo é ainda maior”, o que significa que quanto maior for a pessoa, maior é o seu egoísmo. Na verdade, um Cabalista é um grande homem com grandes deficiências, mas, ao mesmo tempo, com consequentes grandes vantagens, o que significa que tem tudo.

Da Lição da Cabalá em Russo 09/06/16