Desfazendo Mitos Sobre A Cabalá, Parte 13

laitman_219_01Por Que A Verdade Foi Escondida Por Tantos Séculos?

Pergunta: Por que o real significado da Torá foi escondido por todos esses anos? Por que cada pessoa não aprendeu a compreendê-la corretamente no sentido espiritual?

Resposta: O povo de Israel foi deliberadamente enviado ao exílio. Estava claro para os Cabalistas que o exílio estava chegando antes mesmo da destruição do Templo, até a perda da sensação do Criador e da queda na escuridão.

Está escrito no Talmude que o Rabino Akiva estava rindo das ruínas do Templo, porque estava feliz que a correção final se aproximava. A destruição aconteceu porque o povo de Israel teve que se exilar e conectar à alma das nações do mundo.

Enquanto no exílio entre outras nações, os judeus transmitiram suas bases, seus genes informativos. Houve a penetração mútua nos desejos uns dos outros, onde toda a humanidade se torna pronta para estudar Cabalá, e com a sua ajuda se aproxima da revelação do Criador.

Afinal cada pessoa tem que alcançar o Criador, como está escrito: “Todos Me conhecerão, do menor ao maior deles”, “A Minha casa será chamada casa de oração para todas as nações, e todas as nações do mundo vão se reunir nela”.

Pergunta: Então, por que a sabedoria da Cabalá foi escondida?

Resposta: A Cabalá foi escondida porque o povo de Israel tinha que misturar seus desejos com os desejos dos povos do mundo. Para isso, eles tiveram que ir ao exílio em um estado onde não tinham nenhuma conexão com a espiritualidade.

Em vez de realização espiritual, os judeus receberam uma religião (judaísmo) e as outras nações tiveram suas religiões. Dessa forma, os judeus se aproximaram das outras nações e foram capazes de se misturar com elas.

Do Programa da Rádio Israelense 103FM, 28/02/16

Comente