Como Eu Faço Para Chegar Ao Céu?

laitman_293Pergunta: Qual é a diferença entre o caminho da Torá e o caminho do sofrimento se ambos levam ao sofrimento?

Resposta: Tudo é determinado pela presença da meta. Um terrorista que corta a barriga de uma pessoa, por exemplo, faz isso para matá-la, enquanto um cirurgião que também corta a barriga de uma pessoa faz isso para salvá-la. Uma pessoa que está doente concorda em ser operada por sua própria vontade, e até mesmo paga pela operação e está pronta para sofrer a dor, desde que possa ficar bem.

Uma pessoa que está prestes a sofrer uma operação está pronta para qualquer tipo de sofrimento porque sabe que está ganhando sua vida, enquanto uma pessoa que foi morta por um terrorista perdeu sua vida. Portanto, tudo depende da maneira que você avalia o sofrimento e se ele lhe dá a vida ou toma a sua vida.

Pergunta: O próprio terrorista também está enfrentando o sofrimento e a morte, porque acha que esse é o caminho para alcançar o céu. Portanto, qual é o caminho da Luz aqui?

Resposta: Para o terrorista, esse também é o caminho da luz. Isso é o que ele acredita. Existem muitas teorias segundo as quais as pessoas estão preparadas para sofrer a fim de receber um prazer futuro.

De acordo com a sabedoria da Cabalá, você deve tentar se aproximar de outras pessoas, mas não por uma recompensa no outro mundo após a morte. O corpo físico não tem nada a ver com isso. O estado em que você vive e se identifica com o corpo físico é um estado totalmente errado.

Você deve chegar a um estado totalmente diferente em que você existe no mundo das forças superiores. Nesse mundo, você sente o efeito das forças superiores e não se identifica mais com o seu corpo. É como se você jogasse o corpo físico fora de si mesmo, como uma serpente tira sua pele. Então, só a alma é deixada, que está em adesão com as forças superiores.

Este estado é chamado de Jardim do Éden, o céu, e esse é o estado que devemos chegar aqui e agora, e não no outro mundo. Você não precisa matar ninguém para alcançá-lo.

Pergunta: Acontece que as religiões criadas pelo homem permitem que as pessoas religiosas evitem o sofrimento mediante a exploração de um ídolo, como Deus ou Alá.

Resposta: É claro, o homem criou a religião para suavizar a sua vida e permitir-lhe existir como se por uma determinada meta.

O Judaísmo, o Cristianismo, e depois o Islã, surgiram depois que os Judeus caíram do nível espiritual para o nível egoísta, o estado chamado de destruição do Templo. A religião é o reflexo corpóreo, egoísta do caminho espiritual.

Ela gradualmente traz a humanidade ao reconhecimento de que temos que ascender espiritualmente. Essa é a razão das religiões atingirem um pico e, depois, desaparecerem do mundo, e a pessoa começa a buscar o verdadeiro sentido da vida.

Da Lição de Cabalá em Russo 03/01/16