Do Sentido Do Sofrimento Para O Sentido Da Vida

laitman_532Pergunta: Por que as crianças sofrem? Afinal, elas são criaturas inocentes, indefesas. Se existe um Deus, como pode haver tanta dor e como Ele pode permitir tanto sofrimento no mundo?

Resposta: O mundo está cheio de sofrimento e não podemos justificar o fato de que alguém mata, rouba ou aflige dor aos outros.

Mas quando uma pessoa começa a sentir que os sofrimentos no nível corporal podem levá-la a alguma correção, à aceitação da justiça, à sensação de prazer e cura, ela começa a justificar esses sofrimentos. No geral, nós não entendemos que os sofrimentos não vêm em resposta a eventuais transgressões, como o sofrimento das criancinhas, por exemplo, que ainda não fizeram nada de errado. Eles só vêm para nos forçar a olhar para o significado por trás deles; eles são o “pau” que nos impele a fazer isso.

O problema é que não sentimos ou entendemos porque devemos ser espancados e os golpes podem ser muito sérios. Nós vemos o que acontece nas enfermarias infantis em hospitais e o que está acontecendo no mundo em geral. Há um tremendo sofrimento que, no final, se conecta a um desejo geral que obriga a pessoa a ser mais sábia e a começar a perceber que foi criada para executar uma determinada missão.

É realmente o sentimento de injustiça, de sofrimento sem sentido, e a falta de compreensão da sua origem, a razão porque essas coisas acontecem, que invocam a questão: de onde vem isso? Afinal de contas, deve haver uma razão para isso!

Os sofrimentos, deixando-nos com um ponto de interrogação, nos dirigem à busca de sua verdadeira razão, que nós finalmente encontramos ao fazer uma mudança da busca do sentido do sofrimento para a busca do sentido da vida.

Basicamente não há sequer a menor pista nos sofrimentos que experimentamos que de eles são para uma determinada causa. Mas essa é a única razão pela qual nós os sentimos.

Da Lição de Cabalá em Russo 03/01/16