A Crise Econômica Global Está Batendo À Porta

Dr. Michael LaitmanNas Notícias (gazeta.ru): “O colapso dos índices acionários e a queda dos preços das matérias-primas levou a histeria e choque. Exportações e importações estão caindo, a bolha do mercado de ações está desinflando; o próximo é o setor imobiliário.

“A era da economia do consumidor terminou na Europa e nos Estados Unidos. A demanda que foi acelerada pelos empréstimos deixou de crescer. Para a economia mundial, não há necessidade de metais ou dos volumes atuais de transmissores de energia. As nações do Oriente Médio estão adicionando problemas ao mercado de petróleo ao inflacionar desnecessariamente o mercado de petróleo apenas para esmagar a concorrência dos Estados Unidos que produzem óleo de xisto. Nos Estados Unidos há uma redução de postos de trabalho na indústria do petróleo e gás, e a ameaça de não-reembolso de empréstimos contraídos para o projeto de óleo de xisto só cresce”.

Meu Comentário: Não há motivo para pânico. Esta é uma transição gradual para uma nova forma de existência, de uma que é egoísta, brutal e privada, para uma que é altruísta, humana e social. Tudo depende da consciência e da nossa forma de participação nessa transição, de cada um e de todos nós juntos.

Um sistema global integral nos une e nos força, tanto a pessoa como a sociedade, a ser como ele. A Natureza abomina, não apenas o vácuo, mas também a falta de acomodação com ela. Conforme a falta de acomodação, ela influencia e trabalha no objeto incompatível por meio de forças que o retornam à acomodação, equivalência e equilíbrio com o sistema geral da natureza. Nós chamamos de “crise” essas forças que corrigem a pessoa e a sociedade.

Crise em grego (“κρίσις”) vem do verbo “κρίων”, que significa “estabelecer, definir, escolher”. O significado da palavra “crise” é uma solução, uma virada, ou seja, o ponto de correção, não de destruição.

Crise em chinês (危机 wei ji) – “wei” é perigo, “ji” é um mecanismo de ativação, um incentivo, uma força criativa (da natureza). Em hebraico, “Rashi” – o lugar para a parteira, é encontrado nas pedras de parto, que também são chamadas de “Mashber” (crise), em vez de “pedras”.