Psicologia Das Massas

A Sefira Daat exige a participação consciente na Providência do Criador. Todo o mundo está chegando a esta situação.

A conexão com o Criador é eterna, mas a princípio, não prestamos atenção a ela; é como uma criança recém-nascida que mexe suas mãos e pés e não sabe onde está. Mas, às vezes, acontece que uma criança tem atraso no desenvolvimento: ela deve entender, responder, sorrir, pedir, exigir; de acordo com o “período de desenvolvimento”, ela já tem seis meses de idade e, portanto, é tratada como tal, mas ela ainda se comporta como se tivesse apenas um mês de idade. Esse tipo de discrepância, esta lacuna, é na verdade a crise que estamos atravessando atualmente.

Não se deve mimar uma criança quando ela está ficando para trás, caso contrário, a criança não vai crescer.

O relógio não para. É por isso que estamos passando por sofrimento.

A Sefira Daat é um estado completamente novo. Ela surge como resultado da nossa demanda. Todo o segredo é que somos nós quem tem que chamar, pedir e responder ao Criador conforme a nossa compreensão e sensação Dele; nós devemos aderir ao Seu pensamento e reconhecer Seu programa da criação na medida em que estamos dispostos a participar. Esta é a Sefira Daat.

A palavra Daat (compreensão) inclui sabedoria (Hochma) e entendimento (Bina), o vaso e a Luz. Nós começamos compreendendo, sentindo e percebendo os processos que acontecem ao nosso redor; nós começamos a nos tornar semelhante ao Criador; aceitamos Sua Providência e Sua orientação de todo o sistema. Com a ajuda dos vasos de doação nós controlamos os vasos de recepção.

Não é apenas o meu próprio sistema pessoal como era antes, é o nosso sistema comum. Eu me incluo em Bina conforme a minha capacidade de sair de mim mesmo e me aproximo do meu próximo, do outro. Para mim, o meu próximo é Bina, para a qual eu subo no estado de Malchut. Eu olho para a Sefira Daat dentro da minha conexão com os outros, dentro dos pensamentos e desejos do grupo. O terreno comum que existe entre todos nós e que está fora de cada um de nós é, de fato, a minha compreensão. É onde eu obtenho a força de recepção e uma força de doação, mas, o mais importante, eu revelo Keter, o Criador, lá.

Pergunta: Como a Sefira Daat está conectada aos Reshimot que estão relacionados com tal subida?

Resposta: Na verdade, é um Reshimo em sua forma pura, a necessidade. Digamos que eu estou num determinado estado e desperto, revelo, dou polimento e forma a ele como algo que tem uma necessidade de doar. Como eu faço para implementar isso? Ao abordar outras pessoas, meus próximos, ou seja, o grupo. Eu visualizo minha inclusão no grupo como o meu estado superior onde encontro o desejo e a inteligência que são compartilhados por meus amigos. Eu me elevo e me desprendo de mim mesmo, não há mais nada em mim, exceto o meu desejo de sair de mim mesmo. Eu me ligo completamente na inteligência comum e sentimento geral do grupo.

Esta é a única maneira que nós podemos visualizar a Sefira Daat. A inteligência e os sentimentos que nós revelamos nela são Hochma e Bina. Depois, nós revelamos Aquele que lhes dá forma, Keter, o Criador. Esse é exatamente o problema que todos nós estamos enfrentando neste momento; não é fácil.

Pergunta: Portanto, Daat é de fato nossa mente coletiva?

Resposta: Sim. Rebanhos de animais adquirem instintivamente uma mente coletiva, que é maior do que o seu intelecto individual. Pessoas que estão numa multidão, ao contrário, perdem a sua mente e descem a um nível mais baixo, uma vez que não podem se conectar com outras pessoas num plano superior. Como resultado, elas perdem independência e se submetem a uma força comum, algum elemento está sendo escolhido pelo Alto através do qual as massas estão sendo controladas. Como regra geral, tal pessoa (“elemento”) possui forte carisma, capacidade de “hipnotizar” e levar o resto do público.

Ao tornar-se uma parte das massas, as pessoas perdem o seu caráter distintivo. Aquelas que pertencem a uma multidão seguem suas regras. É uma lei da natureza. Como parte das massas (99%), o desejo pessoal e as habilidades do pensamento caem a zero, todas se transformam num “rebanho” e estão prontas para fazer o que for preciso, já que fazem isso juntas, sem qualquer autocontrole pessoal.

Todo mundo foge e eu corro com eles também, como se estivesse sendo conduzido por alguma força externa.

Por outro lado, no grupo (1%), nós temos que usar esse direito de forma consciente e superar nosso egoísmo pessoal, que gira e cresce permanentemente, não nos deixa “dissolver” em nossos amigos como outras pessoas se “derretem” no meio da multidão. É assim que nós crescemos. O grupo aplica vigorosamente muita força para se unir acima do seu egoísmo. Nós participamos deste processo e ao fazê-lo subimos juntamente com o nosso desejo de Malchut à Bina e Daat.

A diferença entre os dois estados é o Criador. As massas permanecem no nível zero. Nós subimos a Ele cem por cento (100%) por meio de todos os 125 degraus. Isso acontece porque o egoísmo, Daat, constantemente cria obstáculos em nosso caminho e nos separa dos outros, desencadeando o desprezo, o ódio, a inveja, etc. Ele não nos permite unir. Para isso, nós temos que encontrar a força superior. Nós não podemos fazer sem ela.

Falando de massas, o poder do Criador mostra-se nelas num nível instintivo, animal, nós podemos ver o seu resultado nas ruas. A psicologia das massas tem sido bem pesquisada e é usado para manipular multidões. Métodos de manipulação são simples: diminuir o intelecto o máximo possível, oferecer uma série de slogans e encontrar um líder carismático; nada mais do que isso.

Nós empregamos uma psicologia oposta: quer você queira ou não, você se torna mais inteligente, mais cruel e mais dominante. Este é o problema do povo de Israel: Como a pessoa pode controlá-lo, se todos acham que são primeiros-ministros? No entanto, nós continuamos a crescer.

No futuro, toda a humanidade se tornará um sistema que consiste de duas partes: “cabeça” e “corpo”. No final, todas as almas estarão incluídas uma na outra e todas as discrepâncias serão eliminadas. Todo mundo vai funcionar perfeitamente e ninguém vai prevalecer sobre os outros.

Neste momento nós vamos reconhecer que todo o trabalho foi feito pelo Criador e que tudo é perfeito. Todos nós somos iguais a Ele.

Da 3ª parte da Lição Diária de Cabalá 07/02/12, Talmud Eser Sefirot