Ao Criador Com O Coração Partido

Dr. Michael LaitmanPergunta: Existe uma maneira de manter o estado de espírito com o qual podemos atrair a Luz e buscar a força de correção?

Nós nos apressamos em “rebobinar o filme” e nos esforçamos em receber a Luz sem esforço pessoal. Nosso ego não está pronto para fazer esforços; em vez disso, ele constantemente exige resultados.

Resposta: Você deve usar uma abordagem diferente: não importa em que estado você se encontra. O importante é como você atrai a Luz para qualquer um dos seus estados.

Isso nos leva a outra pergunta: “Será que isso significa que devemos nos concentrar em problemas e doenças para encontrar remédios contra eles?” Qualquer estado é dado a nós pelo Criador. Então, como é que vamos revela-Lo? Ao reconhecer o mal, nós, em essência, culpamos o Criador, ou seja, a força que realmente nos envia o estado em que nos encontramos agora.

A resposta é que eu atuo como um homem velho inclinado que procura algo que perdeu. Ele é sábio e sabe exatamente o que precisa, e aproveita as desvantagens associadas à sua situação atual, a fim de transformá-las em seu benefício. É como um hóspede que chega a um anfitrião generoso com um grande apetite e enormes desejos, pois sabe que vai agradar seu anfitrião mais do que qualquer outra coisa.

É assim que devemos usar nossas deficiências, necessidades e problemas. Nós dizemos ao anfitrião: “Corrija-nos! Preencha-nos! Nossos problemas são por uma razão!”

Pergunta: O que eu devo fazer se em vez de ser um velho sábio eu sou apenas um tolo que continua à espera de que algo bom aconteça, apesar das inúmeras dificuldades?

Resposta: Você tem amigos e um professor. Eles vão lembrá-lo da abordagem correta. Pelo menos uma vez por dia, você deve saber que tudo o que acontece com você é para melhor.

Portanto, não deixe a sala de aula sem uma clara compreensão que proteja você e seguramente o prende com a coisa mais significativa na vida.

Da 4ª parte da Lição Diária de Cabalá 09/07/14, Escritos do Baal HaSulam