Centelhas Das Cinzas

Dr. Michael LaitmanBaal HaSulam, “O Amor pelo Criador e o Amor pelos Seres Criados”: Agora nós podemos responder à pergunta: “Por que a Torá foi dada à nação de Israel sem a participação de todas as nações do mundo?”

Assim, devido ao seu valor ancestral, Israel conseguiu, e por 400 anos eles se desenvolveram e se tornaram qualificados e sentenciaram-se a uma escala de mérito. Cada membro da nação concordou em amar seu semelhante. Sendo uma pequena e única nação entre setenta grandes nações, em que há uma centena de gentios ou mais para cada um de Israel, quando eles tomaram para si amar seus semelhantes, a Torá foi dada especificamente para qualificar a nação israelense.

Assim, não se trata de nenhuma “condição específica”. Trata-se do mesmo vaso espiritual que se desenvolveu como resultado das quatro fases da Luz Direta (HaVaYaH). Mais tarde, ele foi processado em cada um dos 125 degraus em cinco mundos e depois quebrou em numerosas partículas.

As partes se revelaram na antiga Babilônia, mas naquele tempo apenas uma pequena parte dos babilônios (aqueles que tinham desejos e atributos quebrados) conseguiram despertar para a correção pessoal. Isso foi feito sob a influência de uma pequena Luz, que foi alcançada e trazida a eles por Abraão. Somente os mais puros vasos (desejos) babilônicos conseguiram se aderir a eles. Por quê? Isso aconteceu porque os desejos careciam de profundidade, Aviut.

Cinco mil seguidores partiram da Babilônia junto com Abraão. Eles começaram a se misturar e essa interação gerou uma nova fase de desenvolvimento, uma nova espessura de desejos que ocorreu durante o exílio egípcio.

Naquela época, eles adquiriram um enorme desejo de correção. Durante os tempos da Babilônia, bastava que eles só saíssem, mas depois eles tiveram que superar as quatro novas camadas que foram personificadas pelos quatrocentos anos de exílio. Para isso, eles precisavam de mais Luz.

O Faraó aproximou os filhos de Israel do Criador porque a enorme profundidade dos desejos recebidos dele exigia a Luz de Retorno.

Isso ocorreu quando os filhos de Israel receberam a Torá – o método de correção. O sistema simples anterior de manter conexões foi substituído por um novo tipo de trabalho que envolvia subidas e descidas. Este trabalho foi baseado na constante autoanálise e um novo tipo de vasos mais grossos que foram adquiridos durante o exílio no reino do Faraó.

Mais tarde, os filhos de Israel atingiram a correção que corresponde ao nível do Primeiro Templo seguido pela destruição e subsequente quebra.

Hoje, depois do exílio e do colapso, os mesmos vasos emergem novamente. Estes vasos ainda contêm as centelhas dos estágios anteriores. A Luz vem e nos eleva através dos méritos dos nossos antepassados.

Isso explica por que todo mundo que é atraído para o objetivo da criação é chamado de Israel (ou seja, direto ao Criador – Yashar-El). Essas pessoas devem perceber que têm o dever de atrair a Luz para o mundo inteiro. Se isso acontecer, todas as 70 nações receberão a Luz através de sua unidade e vão subir para o nível anterior de unidade onde a humanidade estava antes da quebra: o nível que todos nós temos que atingir.

Da 4ª parte da Lição Diária de Cabalá 09/07/14, Escritos do Baal HaSulam