A Grandeza De Hafetz Hesed

Dr. Michael LaitmanPergunta: Como acontece a transformação em que o atributo de doação se veste no desejo de receber?

Resposta: Antes eu costumava rejeitar o uso do desejo de receber e constantemente construía o desejo de doar acima dele. Agora, porém, eu comecei a receber a fim de doar. Esta é uma transição muito especial, quando eu opero os vasos de recepção.

É difícil trazer exemplos semelhantes do nosso mundo. É como se eu roubasse em prol do público, como se matasse em prol da vida. O tumor maligno que é utilizado para consumir e matar o corpo cresceu às suas custas e eu começo a injetar medicamento. Este medicamento faz com que o corpo se sinta 620 vezes mais saudável, uma vez que o cura. É porque o corpo doente tem passado por estados que estão próximos da morte…

Esta é a forma como é feita a transição do estado de pequenez (Katnut) para o estado de grandeza (Gadlut), quando o anjo da morte torna-se o anjo sagrado.

Nós devemos entender que o estado de pequenez não é caridade (Hassadim), mas sim fraqueza. Outro ponto é que, quando todo o cruel desejo de receber se abre em mim e toda a grande Luz está na minha frente, eu digo: “Eu não quero isso, eu quero permanecer no atributo da misericórdia (Hafetz Hesed). Eu só prefiro Hassadim e não preciso desses vasos e destas Luzes”.

Isso é chamado de verdadeira misericórdia (Hafetz Hesed) e é um estado muito grande e sublime. Sem ele eu não posso conter toda a Luz de Hochma e receber a fim de doar.

Ela deve fornecer todas as intenções “a fim de doar” para todos os vasos de recepção. Eu preencho todos os meus desejos com a Luz de Hassadim e decido trabalhar em Hassadim, de dentro de Hassadim. Para receber prazeres, eu desenvolvo um novo desejo para eles, que é 620 vezes maior e os recebo só em prol do Criador, só para mostrar meu amor.

Tudo isso é baseado numa nova atitude, que é sustentada pelo fato de que, internamente, ainda estou em Hafetz Hesed. Mesmo que eu receba a Luz de Yechida no final da correção, eu não faço isso por mim mesmo. Pessoalmente, eu não preciso de nada e é tudo para o Criador. Isso não é mais fraqueza, mas a base de toda doação na altura plena das maiores Luzes, Haya e Yechida.

Da 4a parte da Lição Diária de Cabalá 07/10/13, Escritos do Baal HaSulam