Cuidado: Vírus!

Dr. Michael LaitmanPergunta: Qual é a pressão correta que um grupo pode exercer sobre a pessoa para obrigá-la a se desenvolver espiritualmente? Como esta pressão difere da pressão que pode destruir uma pessoa? O que é compulsão na espiritualidade?

Responda: Não há coerção na espiritualidade, há apenas exemplo. Só exemplo!

Eu sugiro criar os filhos de maneira idêntica. Até que eu entenda isso por mim mesmo, anos se passam, eu envelheci e meus filhos cresceram. Mas, basicamente, é assim que ocorre.

Somente através de exemplos é que você pode educar alguém, despertar sua atenção, ajuda-lo internamente e muda-lo espiritualmente. Apenas mostrando-lhe que você faz um esforço e algum tipo de trabalho é que você desperta ciúmes no amigo e isso lhe dá um exemplo: este é o único caminho, nada mais!

Isso não é pressão. Tipicamente, nós pressionamos uma pessoa apenas no caso em que ela é prejudicial. O mal é a revelação intencional de frivolidade: “Ah… é possível pensar…”, isso não pode ser perdoado.

Ou seja, é impossível olhar, ouvir, e ver isso. É impossível que isso exista! Se existe uma pessoa como esta num grupo, livre-se dela imediatamente! Eu aconselho você! Este é um vírus terrível! Pode ser que, por natureza, seja uma pessoa séria. Mas, se ela permite algo assim exteriormente ou parece ser intencionalmente arrogante, ela não tem o direito de permanecer num grupo! Todo o resto não é tão ruim, além da frivolidade reveladora.

A pessoa deve mostrar exemplos positivos para o grupo. Se ela chega e começa a se gabar de que ganhou milhões ou começa a inflar todos os tipos de metas que não deseja, então ela deve deixar o grupo. Ela só deve estar animada com a nossa meta, as habilidades do nosso grupo, e o que se encontra à nossa frente, dentro do nosso alcance.

Da Convenção em São Petersburgo 13/07/13, Lição 4