Ver O Criador E Familiarizar-se Com Ele

Dr. Michael LaitmanBaal HaSulam, “Introdução ao Estudo das Dez Sefirot” , item 42: Na verdade, você deve saber a razão da nossa grande distância do Criador, e que somos tão propensos a transgredir a Sua vontade apenas por uma razão, que se tornou a fonte de todo o tormento e sofrimento que sofremos, e por todos os pecados e erros em que fracassamos. Certamente, removendo essa razão, nos livraremos imediatamente de qualquer tristeza e dor. Nós receberemos imediatamente a adesão com Ele em coração, alma e força. E eu vos digo que a razão preliminar não é outra senão a falta de nosso entendimento em Sua providência sobre Suas criações, que não O compreendemos corretamente.

Nós não entendemos o Criador. Nós estamos simplesmente no escuro imaginando tudo o que temos vontade, criando diferentes crenças e métodos em nossas imaginações da alma e do próximo mundo, etc.

Nós não podemos sequer imaginar o mundo corporal adequadamente, uma vez que toda esta realidade também está oculta de nós. Nós estamos num estado de sonolência absoluta, e é como se nós estivéssemos sonhando totalmente desconectados, não só do mundo superior, mas também da realidade atual.

O problema é que não conhecemos o Criador, ou seja, a Luz superior que age em toda a realidade. Nós não vemos que Ele é bom e benevolente. Além do mais, não percebemos, compreendemos, sentimos ou identificamos Suas ações e Sua essência.

É por isso que precisamos da sabedoria da Cabalá, a fim de conhecer as ações e cumprir o princípio de “nós O conheceremos a partir de Suas ações”. Então, nós conhecemos o Criador e Sua natureza e que Ele é bom e benevolente. Nós também conhecemos a meta da criação, que é fazer o bem às Suas criaturas. Nós também estamos incluídos nisso pela Luz que Reforma.

A revelação do Criador à criatura é vital para que O justifiquemos e estejamos aderidos a Ele, o que significa fazer o que quer que devamos fazer. Assim, a sabedoria da Cabalá é a única ferramenta que pode ajudar a pessoa a subir da realidade fictícia e imaginária para a única e verdadeira realidade que existe.

Da 3ª parte da Lição Diária de Cabalá 03/07/13, “Não Há Outro Além Dele”