Um Olhar Sobre O Propósito Da Criação Sem Ilusões

Dr. Michael LaitmanNão devemos esquecer que uma pessoa sozinha não pode alcançar o sentimento de grandeza do Criador, e isto significa a grandeza da meta, pois a meta é se aderir ao Criador, dando-Lhe satisfação. Nossa correção final está nesta adesão, a última estação, todo a meta da criação.

O Criador criou o desejo de desfrutar, mas agora nós estamos na ilusão pensando que somos criados para desfrutar receber. Nós estamos neste engano e é por isso que cada vez que obtemos algum prazer, ele imediatamente desaparece. Nós precisamos entender essa contradição que precisamos precisamente do desejo de doar, porque a meta da criação é desfrutar a doação.

“Dar prazer à criatura” significa trazê-las ao estado em que vão receber prazer a partir da doação e não o dar egoísta em prol da recepção, e nem mesmo dar em prol de dar, mas de receber em prol da doação. Isto é, nós temos que usar nossos desejos, todas as nossas habilidades para doar.

Acontece que qualquer mudança em nossa natureza só é possível sob a condição de que nos alimentamos de alguma fonte externa de inspiração, importância, desejo, atração, e nos esforcemos em direção a uma meta espiritual da qual deriva todo o poder que nos avança à correção. Toda esta energia vem do ambiente. Uma pessoa é capaz de fazer algo apenas se for influenciada pelo ambiente. E se não existe tal influência, ela não terá sucesso.

Há momentos em que a pessoa recebe um despertar de cima e, depois, ela é capaz de transformar o ambiente. Mas, na maioria dos casos, ela própria não consegue se transformar, e o ambiente deve ter o cuidado de transmitir a importância da meta e inspiração a todos. Só então seremos capazes de avançar na direção certa.

Portanto, não há nenhuma tarefa mais importante do que a construção de um ambiente adequado. Está escrito: “Quem dera que eles me deixassem e mantivessem a minha Torá, pois o brilho dentro dela iria devolvê-los ao bem”. A Luz só vem quando estamos conectados um com o outro. É por isso que a construção do ambiente é a condição principal.

Não há porque esperar por uma verdadeira revelação espiritual de Cima se ela vier de nossos próprios esforços em se unir com seres humanos como nós. Nós precisamos entender e lembrar o fato de que tudo que acontece em nossas relações com o mundo externo, de nós para ele e dele para nós, para todos, e nós juntos, só vem através da nossa conexão.

Da Preparação a Lição Diária de Cabalá 30/06/13

Comente