Respirar Juntos

Dr. Michael LaitmanPergunta: Quão eficazes são os processos espirituais em pequenos grupos de duas ou três pessoas?

Resposta: Esse é o problema com nossos amigos virtuais, com os nossos amigos individuais e outros. Nós temos tantos alunos que espalhados em vários cantos de seus países: Austrália, Nova Zelândia, China, vários países da Europa, América do Sul, e assim por diante. Portanto, esses Congressos ainda nos formam e conectam e nos dão a oportunidade de nos concentrarmos em conjunto.

Mas a falta de um grupo físico permanece um problema. Eu não posso imaginar a solução. Eu só sei de uma coisa: quando eu pedi permissão ao Rabash para me aproximar dele, ele primeiro me rejeitou e ele estava certo; é necessário verificar se o seu desejo é real. E só depois de dois anos é que ele me permitiu aproximar.

Portanto, se um aluno estuda seriamente com a gente por um longo tempo, ele precisa pensar em como ir para um lugar onde exista um grupo ou onde é possível organizar um. Eu não vejo outra saída.

Na medida do possível eu penso nisso o tempo todo e espero que com a ajuda de um sistema virtual seja possível conectar as pessoas e dar-lhes um sentimento de unidade. Entretanto, uma tela de computador os separa. A pessoa se protege dos outros através da tela.

Então, qual é o problema? Fazer as pessoas se conectarem. Nós nos encontramos num estado em que “se conectar com os outros” significa sentar junto, respirar junto, aprender junto, odiar os amigos, amá-los, e assim por diante.

E a Luz Superior nos dá todos os tipos de problemas aqui, intencionalmente, “causando fricção” entre nós, esfregando-nos junto, para remover a membrana do coração. Os corações se friccionam a fim de despi-los. Como é possível fazer isto quando você se encontra numa conexão virtual? Eu não posso descrever isso para mim. Pessoalmente, eu ficaria feliz em estar com todos numa conexão virtual: Eu “digito” algumas informações num e-mail e pronto, você já está “apaixonado” com os amigos.

Onde você pode realmente sentir hostilidade a ponto de odiar como os amigos no Zohar sentiram! Você pode imediatamente desligar o computador ou se proteger com algum tipo de emoticon (sorridente) e pronto! Como isto poderia ser de outra forma?

Eu sinto isto com a gente no nosso país. Há grupos que mantêm uma distância cavalheiresca. Há aqueles que estão mais próximos, participam mais, querem se integrar mais conosco, e querem construir nosso centro junto. Quando há oportunidade de trabalho, então a participação de cada um é testada. A ideia não é apenas participação, mas sim o trabalho em conjunto. Isto é que é essencial. Portanto, você deve entender que é necessário se reunir e se organizar em grupos e organizar grandes grupos com departamentos, com um instituto de distribuição, com grupos de crianças. Em geral, tudo isso é imperativo.

Da Convenção em São Petersburgo “Segundo Dia” 13/07/13, Lição 3

Comente