Quando Seus Altos E Baixos Acabam

Dr. Michael LaitmanDiz-se: “Que cada dia seja como novo para você”, ou seja, cada vez, cada momento, que, aparentemente, não difere dos anteriores. Durante a descida, nós não sentimos qualquer renovação. Parece-nos que temos atravessado todos esses estados e acumulado experiência.

Descidas são seguidas de subidas, as quais também não parecem diferir uma da outra. Nós subimos e descemos, subimos e descemos, mas por enquanto não sentimos diferença nos passos repetidos. Resta apenas acreditar que as mudanças ocorram e que cada vez novos estados e desejos são abertos para nós, nos quais nos sentimos sem qualidades especiais, apenas o vazio.

E isso é realmente deprimente. Parece que de novo é uma descida que nos faz infelizes e sem inspiração. E isso não é bom, porque não abençoamos “o mal como o bem”!

Então vem uma subida e novas sensações aparecem, mas elas são substituídas por uma nova descida. Ainda é difícil para nós vermos estas intermináveis subidas ​​e descidas como um processo gradual e natural que nos leva à correção final.

Nossa atitude permanecerá errada até atingirmos a qualidade de doação. Agora, essa atitude é egoísta e não vemos nenhum benefício nas descidas e mesmo nas subidas, porque depois delas vamos cair de novo e perder tudo o que alcançamos. As subidas são substituídas pelas descidas e não há fim à vista.

Aos poucos a pessoa se acostuma com isso, como com todos os outros prazeres deste mundo e vê que não há nada de especial nisso. Bem, ela desfrutou por algum tempo, uma noite, algumas horas, ou mesmo uma semana ou duas, mas depois acabou de qualquer forma! É por isso que ela não está ansiosa em retornar a esse estado, porque ela se torna experiente, “esperta”, e olha para isso de forma mais pragmática.

Mas isso é porque ela não recebeu a propriedade de doação. Quaisquer prazeres sentidos no desejo de desfrutar inevitavelmente desaparecem. Assim, a pessoa se acostuma com eles, tornando-se gradualmente desiludida, envelhecendo e morrendo, porque não resta mais nada que traga prazer.

O trabalho espiritual é completamente oposto; ele nos eleva acima das descidas e subidas. Nós adquirimos a propriedade de doação, e se por nossas subidas e descidas somos capazes de satisfazer o Criador, então cada subida e descida torna-se muito importante para nós. Nós estamos felizes por estarmos nelas, e seja qual for o estado, com ele podemos dar prazer ao Criador.

Assim, a principal coisa é adquirir a propriedade de doação acima de todas as subidas e descidas. Elas não terminarão até que percebamos isso inteiramente! Isto significa que nós completamos nossa correção. Ou seja, as subidas e descidas não são importantes em si, mas como podemos alcançar a propriedade de doação acima delas.

Da Preparação para a Lição Diária de Cabalá 25/07/13