Cuidado Com Os “Impulsos Agradáveis”

Dr. Michael LaitmanBaal HaSulam, “O Amor do Criador e o Amor da Criatura”: Com isso a criatura se desenvolve nos graus da sublimidade de cima até que perde qualquer forma de amor próprio e recepção pessoal. Nesse estado, o seu próprio atributo é doar ou receber a fim de doar. Nossos sábios disseram sobre isso, ‘As Mitzvot foram dadas apenas para purificar as pessoas’. Assim, a pessoa se apega à sua raiz, como se diz, ‘e se apegar a Ele’.

Por que nós estamos aqui neste mundo, o pior dos mundos possíveis, no andar debaixo do qual não há nada? Apenas por uma razão, para aprender a doar e passar por todas as etapas no caminho até chegarmos à total adaptação ao Criador, que é chamado “se apegar a Ele”.

Isto é o que nos diz a sabedoria da Cabalá. Ela corrige a inclinação ao mal que inicialmente nos foi dada e que se desenvolve em nós. Isto significa que temos que aprender como usar corretamente o método que tem a Luz que Reforma e aprender a fazer as ações corretas para evocar esta Luz, visto que ela nos corrige e assim avançamos.

Na verdade, estas são todas as ações que nós temos que realizar, ações de doação, com as quais nós sempre evocamos sobre nós a maior Luz que Reforma. Ela já sabe qual desejo precisa ser corrigido e quais são as fases de correção. Nós não precisamos fazer o seu trabalho, uma vez que, nesse meio tempo, não podemos seuqer falar disso. Deixe-a nos corrigir, já que este é o seu negócio e nós só temos que dar a ela uma chance. Ela depende disso, e dar a ela uma chance é nossa responsabilidade.

Portanto, não há nada mais que possamos fazer exceto ações com as quais damos satsfação ao outro e o ajudamos. Por quê? Este é o mandamento do superior. Eu não me importo com o outro e não quero conhecê-lo; eu não o sinto de maneira alguma. Mas há uma força superior, e ela me obriga a fazê-lo e me explica que é por tais ações que posso dar-lhe satisfação. Assim, eu me volto ao outro.

Assim, fica claro que se eu ajudar o outro sem a intenção de dar satisfação ao Criador, estas são ações falsas que me levam ao resultado oposto, à destruição. É porque o Criador criou tudo para que cheguemos a Ele. Os impulsos agradáveis de fazer algo pelo bem da humanidade, como o comunismo na Rússia ou o movimento dos Kibutzim, só levam à destruição.

Eu tenho que cumprir o princípio de “Israel, a Torá e o Criador são um” em todas as minhas ações. “Israel” sou eu, a “Torá” é a correta conexão entre eu e a toda a humanidade, começando com pessoas que estão mais próximas de mim até as mais distantes, a conexão que a Luz que Reforma estabeleceu. O Criador é o que é revelado como o que engloba esta rede.

A satisfação está nas relações entre as pessoas. A Luz que Reforma a realiza e eu a evoco, e tudo é para permitir que o Criador seja revelado, já que isto é o que dá satisfação a Ele. Assim, nós não devemos evitar a humanidade geral e, especialmente, o grupo, o meu Grupo de Dez…

Da 4ª parte da Lição Diária de Cabalá 02/06/13, Escritos do Baal HaSulam