Conflito Eterno?

Dr. Michael LaitmanBaal HaSulam, “Paz no Mundo”: Se as dificuldades práticas mencionadas acima, que perturbam a nós, pessoas indefesas, em nosso caminho, não forem suficientes, nós teremos mais confusão e uma grande batalha das predisposições psicológicas, ou seja, os próprios atributos dentro de cada um de nós, individualmente, que são únicos e contraditórios entre si. …

Assim você vê como nossos atributos colidem e lutam um contra o outro, e não apenas entre as seitas, mas dentro de cada pessoa. Os quatro atributos dominam a pessoa de uma só vez, ou um de cada vez, e lutam dentro dela até que seja impossível para o senso comum organizá-los e levá-los a completar o seu consentimento.

Apesar de todos os esforços, lutas reinarão sobre a Terra. Nós nunca iremos alcançar a paz e o equilíbrio. Você não pode distinguir as propriedades que dominam no mundo global. Todo mundo está incluído em todos os outros e, como resultado, não temos esperança de perfeição e harmonia.

Com o tempo, vamos entender, sentir e “provar” as categorias de paz, misericórdia, justiça e verdade. Então, nós seremos capazes de realizar uma investigação científica e reconhecer quais categorias e como exatamente elas são enfatizadas em países e sociedades com diferentes mentalidades, com diferentes abordagens para a vida e a religião, com diferentes histórias, incluindo a história das relações intercomunitárias e internacionais. Afinal de contas, devido à prevalência de algumas propriedades em detrimento de outras, nações e civilizações estão hoje em relacionamentos errados. Como consequência, não temos nenhuma chance de estabelecer uma boa vida, quer nas sociedades individuais ou entre elas.

Somente olhando para a essência das coisas por meio de estudos abrangentes é que vamos entender o processo de desenvolvimento, e entender como combinar as quatro categorias principais de modo que, a partir de sua interação, elas vão ajudar a levar o ser humano, a sociedade e o mundo inteiro à realização do mal, ou seja, a entender a causa de todos os fracassos. Somente então o mundo terá a oportunidade de ser curado.

Da 4a parte da Lição Diária de Cabalá 28/07/13, Escritos do Baal HaSulam