Condenado Devido A Um Ego Vicíoso

Pergunta: Porque se diz que se uma mentira for pequena não conseguimos ver a nossa verdadeira condição?

Resposta: Supõe que estou a investigar uma acção criminosa e tenho de provar que a pessoa que se senta perante mim é um mentiroso e tudo depende da prova que tenho contra ele.

Se a prova não for clara e é duvidosa e não estou seguro que esta pessoa seja culpada, ela pode negar tudo. O tribunal não pode tomar uma decisão quando um caso é tão vago. Mas se trouxermos uma lista longa das ofensas da pessoa juntamente com as evidências e testemunhos das testemunhas oculares perante ele, então não há dúvida que ele é culpado, ele já não o pode negar mais.

Este é o estado que devemos alcançar quando temos provas irrefutáveis do nosso ego. Devemos descobrir que nossos atributos são tão maus que seu crime e resultado são evidentes não só para nós mas para o mundo inteiro.

Devemos ter provas irrefutáveis da nossa mentira e não seriam simples gritos tais como “porque estás a mentir!” que eu posso negar contando com minha natureza. Todos os crimes devem ser na realidade revelados, como se diz: “Um juiz tem somente o que seus olhos conseguem ver.”

Eu tenho de alcançar tal nível de revelação da mentira que quererei realmente abandonar as mentiras. Será muito claro para mim que o ego me está a mentir, isto é chamado um verdadeiro testemunho de uma testemunha, eu tenho na realidade ver todos os seus crimes no nível mais profundo Dalet de Dalet (quarto de quatro).

Então não terei argumentos de sobra e não serei capaz de o negar mais. Não terei poder para permanecer neste estado. Escaparei dele tal como escapas de uma sensação de grande vergonha.

Imagina que certo eléctrodo está conectado à tua orelha e todos conseguem ver os teus pensamentos e teus sentimentos. Preferirias morrer a sentir tamanha vergonha e isto é verdadeiro em respeito a cada um de nós. Então temos de ser impressionados pelo nosso trabalho em prol de na realidade querer morrer de vergonha devido ao meu ego. Somente então alcançamos a verdade e concordamos mudar. Permanecer no ego será pior para nós que vergonha, dado que os nossos pensamentos “criminosos” serão revelados ao mundo inteiro.

Da 1ª parte da Lição Diária de Cabala 11/06/13, Escritos do Rabash