Através De Todas As Vicissitudes Em Direção Ao Criador

Dr. Michael LaitmanE eles tomaram a sua jornada de Elim, e toda a congregação dos filhos de Israel chegou ao deserto de Sim, que está entre Elim e Sinai, no décimo quinto dia do segundo mês após a sua saída da terra do Egito.

E toda a congregação dos filhos de Israel murmurou contra Moisés e contra Arão no deserto; e os filhos de Israel disseram-lhes: ‘Oxalá tivéssemos morrido pela mão do Senhor na terra do Egito, quando estávamos sentados junto às panelas de carne, quando comíamos pão a fartar; pois fostes vós que nos trouxe para este deserto, para matar toda esta multidão de fome’ (A Torá, Êxodo, Beshalach, 16:01-16:03).

E os filhos de Israel saíram do Egito. Eles fugiram do seu egoísmo, e depois de passar por todas as vicissitudes, subiram para o nível de “Elim“, para o nível de Bina. “Elim” vem da palavra “El”, que significa “Deus”, “Criador”.

Então eles foram para o deserto de Sin (“Sina” significa “ódio”, em hebraico), ou seja, eles caíram no ódio, na renovação do egoísmo, e se aproximaram do Monte Sinai, o ponto principal das manifestações do ego. Naturalmente, eles começaram a reclamar, porque tudo o que passaram (bom e mau) em seu nível atual é sentido como algo insuportável! Neste estado, a pessoa não pode tolerar o egoísmo que cresceu nela: é melhor morrer ou desaparecer do que sentir ódio.

Nós estamos falando de um sentimento completamente diferente do egoísmo. Eles passaram por todas as separações do Egito, e agora estão começando a ver tudo de forma correta. O “Monte Sinai” representa o estado interior de uma pessoa, a sua geografia interna. Devido ao fato de que ela passou por todas as fases (aprendiu, viu, se convenceu, sentiu a si mesma, os outros, as relações entre as pessoas), ela se encontra num estado tal que não consegue suportar o seu ódio pelos outros. Ela prefere desaparecer a experimentar este sentimento em relação a eles.

É por isso que o povo de Israel prefere voltar para qualquer outro estado, exceto sentir essa atitude e se ver nela. Este é um sentimento bom, é o movimento para frente.

De KabTV “Segredos do Livro Eterno” 04/02/13

Comente