Uma Iluminação Da Eternidade

Dr. Michael LaitmanPergunta: Qual é a definição de “Criador”?

Resposta: “Criador” é a força de doação numa pessoa. Se ela sente que pertence à conexão e doação, o Criador já está vivo nela. A pessoa sente algo novo que não é seu, algo superior, e quer que o superior esteja nela, já que com isso adquire algo melhor, mesmo num nível corpóreo.

Pergunta: Será que isso significa que o geral alcança a revelação do Criador inconscientemente?

Resposta: É isso mesmo, uma vez que ele é AHP e não GE, apenas “das suas ações O conheceremos”.

O geral que age em conexão sente uma vida melhor em suas ações. Imagine que, de repente, tudo dê certo, você e sua família têm tudo, seus filhos estão sendo cuidados, você está saudável e seguro. De onde vem esta felicidade? Ela vem da conexão entre nós que nos dá um sentimento geral coletivo que somos como irmãos. Uma espécie de unidade, amor, e um acordo de que o Criador está vestido nas criaturas, nos conecta.

Além de que nós sentimos uma espécie de fluxo eterno nisso. Há uma iluminação especial na unidade, que diz à pessoa: “Você está viva e vai continuar a viver”.

Eu recebo esta adição conectando-me aos outros e vivendo neles. Minha vida é dividida entre todos; eu estou totalmente neles e assim sinto uma vida eterna, uma existência eterna. A ilusão da vida e da morte desaparece, uma vez que era sentida apenas no meu ego separado e limitado. Agora, no entanto, quando o meu ego é distribuído entre todos, quando eu dependo de todos e todos dependem de mim, eu não sinto que estou mais morto; eu vivo entre todos.

Esta é toda a psicologia, o sentimento interno. Tudo isso chega até a pessoa comum quando ela dá passos em direção à conexão. Ela sente um acréscimo de espiritualidade em todos os aspectos da vida. É a “espiritualidade” porque ela sai de si em direção aos outros e está sob a força de doação. Mesmo que ela aja de acordo com os golpes, sem entender exatamente a verdadeira razão para o que está acontecendo, mesmo que se tenha tomado todo cuidado por ela, é normal. Nós também agimos desta forma em relação ao conselho dos Cabalistas.

Embora a ênfase do geral seja na ação e não a partir de um esclarecimento interno, eles também descobrem o Criador e experimentam o sentimento espiritual. Todo aquele que participa da doação já é chamado de “humano”, mesmo que esteja agindo num nível totalmente mecânico. Não faz diferença, uma vez que ele também faz parte do todo.

Da 4ª parte da Lição Diária de Cabalá 14/11/12, “A Essência da Sabedoria da Cabalá”