Há Razão Para Ser Feliz!

Dr. Michael LaitmanComo a criatura é oposta em sua natureza ao Criador, mas deve alcançar equivalência de forma com Ele, nós, como criaturas, temos estas duas formas opostas dentro de nós. Nossa forma interna, nosso desejo de receber, é oposta ao Criador, e a forma externa do desejo deve ser semelhante à do Criador. Esta colisão, este conflito, nos quebra; não podemos conviver com isso, a menos que comecemos o nosso verdadeiro trabalho espiritual.

Aqui nós nos desenvolvemos como qualquer vaso espiritual. Primeiro há apenas um desejo de receber, e depois ele é restrito. Após a restrição, surge a Masach (tela) e a Luz de Retorno (Refletida), e depois há o recebimento da Luz e a realização. Esta realização não está no próprio vaso do desejo de receber, mas é recebido na forma de doação, que a criatura corrigiu por si mesma na equivalência com o Criador.

Estas duas partes opostas estão constantemente na criatura, que alcançou uma equivalência de forma com o Criador. Por um lado, ela é oposta ao Criador de acordo com o seu desejo natural, mas, por outro lado, a forma do desejo corrigido está em equivalência de forma com o Criador.

Portanto, tristeza e alegria, vazio e plenitude, coexistem, e é essa contrariedade que torna o nosso trabalho completo, uma vez que assim podemos nos desprender do nosso “eu”, ou seja, do desejo de receber, para nos elevar acima dele e falar partir do desejo de doar, da altura que alcançamos e construímos acima de nós. É por isso que há uma Mitzvah (mandamento) para se trabalhar para o Criador com alegria, pois esta é a fórmula geral. Nós vamos sempre sentir a contrariedade e o vazio em nossos desejos de receber, e devemos estar felizes que temos a chance de trabalhar acima deste sentimento.

Mesmo que eu não tenha mais energia para orar, nem tenha nada para orar ou não saiba o que pedir, isso também é um sinal de que estou no caminho certo, uma vez que sinto um gosto amargo no meu desejo de receber. Aqui, os dois opostos se encontram: por um lado, eu não tenho mais energia para orar, não consigo me voltar ao Criador, não há nada que possa fazer por Ele e não tenho nada para lhe dar; mas, por outro lado, eu sou muito atraído a isso e sei que tenho que alcançar.

Esta área já com duas forças, duas linhas, duas direções opostas, indica que o meu desejo está num processo correto de correção. Isso por si só é um bom motivo para ser feliz! O principal é a consciência de que consegui subir um pouco acima do meu desejo de receber, em direção à doação.

Da Preparação da Lição Diária de Cabalá 20/11/12