Europa: Disciplina E Solidariedade…

Dr. Michael LaitmanOpinião (George Soros, presidente da Soros Fund Management e Presidente da Open Society):“Originalmente, a União Europeia era o que os psicólogos chamam de um” objeto fantástico”, uma meta desejável que inspira a imaginação das pessoas. Eu a via como a encarnação de uma sociedade aberta: uma associação de Estados que cediam parte de sua soberania para o bem comum e formavam uma união sem o domínio de qualquer nação ou nacionalidade.

“No entanto, a crise do euro transformou a UE em algo radicalmente diferente. Os países membros estão agora divididos em duas classes – credores e devedores – com os credores responsáveis.

“A única maneira de reverter essa tendência é recuperar o espírito de solidariedade que animava o projeto europeu desde o início. Meu objetivo é reviver a idéia da UE como um instrumento de solidariedade, não apenas de disciplina”.

Meu comentário: Quantas vezes já ouvimos os bons desejos e pensamentos financeiros! Mas a idéia de que a solidariedade era a alma do projeto europeu desde o início é bonita. No entanto, como foi expressa? Será que foi para impedir a pesca dos portugueses, a sua única fonte de renda, e para fazer os lituanos anularem sua indústria de laticínios que os alimentava, etc., em todos os países para o benefício de uns poucos países poderosos? Isso é solidariedade? É por isso que temos a crise!