Uma Ameaça Iminente Para a Diversidade Biológica

Parecer de (A.Gilyarov, professor da Universidade Estadual de Moscou): “Ambientalistas dizem que o ritmo e a extensão do declínio da diversidade biológica são comparáveis as grandes extinções geológicas em massa dos séculos passado.

Há cinco extinções conhecidas: A primeira foi há mais de 443 milhões anos atrás, a última ocorreu já no período Cretáceo cerca de 65 milhões de anos atrás, quando 40% de todas as famílias de animais e 70% das espécies foram exterminadas a 2,5 milhões de anos. Todas as cinco extinções em massa anteriores foram causadas ​​por desastres naturais. Mas as calamidades terminaram, e as novas gerações de organismos começaram a povoar territórios. Elas tiveram espaço para resolver, viver e evoluir.

“A situação atual é fundamentalmente diferente. As causas desta extinção estão associadas com o sucesso extraordinário evolutivo de apenas uma espécie – Homo sapiens. O seu número não corresponde ao seu tamanho e as características do seu ciclo de vida (realização tardia da maturidade sexual, a fertilidade baixa, e assim por diante). No entanto, devido à sua competitividade extraordinária, possuindo para o desenvolvimento do cérebro, o ser humano não só superou todos os primatas, mas também todos os mamíferos.

“A causa da crise da biodiversidade é a destruição humana dos habitats naturais de plantas e animais a fim de cultivar a sua monocultura desejada nos territórios libertados. Mas, mesmo se as medidas para proteger as espécies restantes sejam tomadas, elas não terão para onde ir!”

Meucomentário: Não há solução racional, no entanto, se atingírmos o equilíbrio com a natureza numa relação integrada com os outros, vamos parar de ser um tumor cancerígeno, devorando tudo em torno dele, e a natureza será restaurada em todos os níveis inferiores.

[73512]