Quem Vai Apoiar Quem?

Dr. Michael LaitmanPergunta: Quando um homem está passando por estados desagradáveis, nós recomendamos que ele se conecte ao grupo e resolva seus problemas lá, através da conexão integral com os outros. O que podemos recomendar a uma mulher num caso como este?

Resposta: Instrutores do sexo masculino, que ensinam grupos de mulheres, devem observar essas coisas e ajudar as mulheres. Vários homens devem trabalhar com os estados das mulheres, e não apenas um homem. Além disso, o trabalho constante com o grupo leva as mulheres à superação desses estados.

Pergunta: O que você quer dizer quando diz que os instrutores do sexo masculino precisam trabalhar com as mulheres?

Resposta: Apoiar, explicar coisas, ter conversas individuais com as mulheres.

Quando vários instrutores veem que uma mulher está realmente num estado muito difícil, nós também precisamos trabalhar com as mulheres, embora isso aconteça muito raramente; as mulheres geralmente superam estes estados por conta própria; é muito mais difícil para os homens fazer isso.

Normalmente, pelo menos dois instrutores devem falar com uma mulher. E se tivermos marido e mulher estudando em grupos separados, então, temporariamente, podemos colocá-los num grupo para influenciar a mulher através do seu marido, e vice versa.

Pergunta: O que você quer dizer com “influenciar”?

Resposta: Apoiar. Por exemplo, se o homem tiver caído ou se tornado fraco em seu desenvolvimento integral.

Pergunta: E o contrário? Podemos influenciar uma mulher através de um homem?

Resposta: Isso pode ser feito numa família. Podemos dizer ao marido para apoiar sua esposa, mas ele não pode dizer a ela que foi instruído a fazê-lo. Naturalmente, cônjuges decidem tudo entre si. Em cada situação, aconselhamos um dos parceiros como dar modestamente ao outro parceiro a importância do avanço integral, e mostrar que isso faz com que ele seja maior aos olhos do outro parceiro, e é bastante valorizado.

Da “Discussão sobre Educação Integral” #11, 16/12/11

Comente