Pessoas: Quem Somos?

Dr. Michael LaitmanPergunta: Você diz que todo o nosso desenvolvimento se destina a elevar a nossa consciência sobre quem somos. Então, quem somos nós?

Resposta: Em primeiro lugar, nós não somos animais existindo dentro de nossos corpos que só se preocupam em como satisfazê-los. Em segundo lugar, não somos criaturas egoístas simplesmente obrigadas a agradar o nosso ego, que se diverte conosco e nos impulsiona em direção a várias metas falsas, apenas nos dando sofrimento ao longo de nossas vidas. Está escrito: “A pessoa morre sem ter conseguido nem a metade do desejado”, ou seja, ninguém fica satisfeito com sua vida e quando morre não leva nada consigo. Agora, nós chegamos a um estado tal em que ficamos com nada, mesmo antes da morte.

No entanto, nós somos criaturas que têm um potencial absolutamente único, e estamos localizados no topo da natureza que criou todo o universo e, como resultado deste processo maravilhoso, desenvolveu a vida na Terra junto conosco. Nisso que consiste a meta do desenvolvimento humano.

Esse desenvolvimento, pelo caminho bom ou enérgico, deve terminar com todos atingindo toda a natureza abrangente, identificando-se e atingindo o equilíbrio e a perfeita conexão com ela, que na Cabalá é chamada de “adesão”. Todas as qualidades da pessoa devem ser usadas para a doação, servindo à força de doação, como toda a natureza.

Assim, nós veremos para onde o nosso desenvolvimento tem nos levado, desde a forma que existia antes do planeta Terra ser formado, passando pelos períodos da formação da natureza inanimada, vegetal e animal, até o desenvolvimento do homem. Tudo isso até hoje, quando começamos a entrar no novo mundo (o mundo de doação), todo o desenvolvimento anterior do nosso egoísmo no mundo do consumo, onde buscávamos apenas saber como receber mais, tudo isso foi apenas uma preparação para o nível humano que agora temos que desenvolver dentro de nós mesmos.

Da “Discussão sobre Educação Integral” # 12, 16/12/11

Comente