“A Religião Poderá Ser Extinta Em Nove Países”

Dr. Michael LaitmanOpinião (Jason Palmer, repórter de Ciência e tecnologia, BBC News): “Um estudo utilizando dados do censo de nove países mostra que a religião está pronta para a extinção, dizem os pesquisadores. O estudo encontrou um aumento constante daqueles que afirmam não ter filiação religiosa…

“O modelo matemático da equipe tenta dar conta da interação entre o número de entrevistados religiosos e os motivos sociais por trás de ser um regligioso. O resultado, informado na reunião da Sociedade Americana de Física em Dallas, EUA, indica que a religião irá quase desaparecer por completo nesses países.

“A equipe teve dados do censo, retrocedendo até um século, de países onde o censo consultava a filiação religiosa: Austrália, Áustria, Canadá, República Checa, Finlândia, Irlanda, Holanda, Nova Zelândia e Suíça.

“‘Em um grande número de modernas democracias seculares, tem havido uma tendência do povo em se identificar como não filiado à religião’. … A equipe, aplicou seu modelo dinâmico não-linear, ajustando os parâmetros para os méritos sociais relativos e utilitaristas de membro da categoria “não-religiosa”.

“Eles descobriram, num estudo publicado on-line, que esses parâmetros eram semelhantes em todos os países estudados, sugerindo que um comportamento semelhante conduz a matemática em todos eles.
Em todos os países, as indicações eram de que a religião dirigia-se para a extinção…

“Obviamente, nós realmente não acreditamos que esta seja a estrutura em rede de uma sociedade moderna, onde cada pessoa é influenciada igualmente por todas as outras pessoas na sociedade”, disse o Dr. Wiener.

“No entanto, disse ele à BBC, que ele pensava que isso era ‘um resultado sugestivo’.

“‘É interessante que um modelo bastante simples capture os dados, e se essas ideias simples forem corretas, sugere-se que isso pode estar acontecendo”.

“‘Obviamente, coisas muito mais complicadas estão acontecendo com qualquer indivíduo, mas talvez um monte delas faça parte da média”.

Meu comentário: Já que estamos num processo dinâmico do crescimento contínuo do egoísmo em nós, a pessoa se interroga constantemente como este ou aquele comportamento é rentável para ela, e se seu egoísmo não encontra nenhum benefício para ela, então este comportamento é rejeitado. Assim, nós sempre escolhemos novas ações, metas, ambiente, etc.

Antigamente, o nosso egoísmo nos trouxe para a religião, mas hoje ele a superou e nos tira das crenças não apoiadas pela realidade. Ele exige provas, e se não houver, não pode se manter obediente, sem um benefício evidente para si mesmo. É por isso que todas as religiões desaparecerão e serão substituídas por culturas. Em essência, mesmo hoje, toda religião é principalmente a cultura desta ou daquela nação, seus costumes, mas não a fé.

Um Comentário

  1. Concordo com tudo o que ele disse….
    acredito nisso, e em algumas centenas de anos, isso assim será.

Comente