Passando a Correção para o Mundo

Baal HaSulam, “O Arvut” (Garantia Mútua), (versão resumida): Mas o fim da correção do mundo será trazer todas as pessoas no mundo à sua obra.

Na verdade, o mundo será corrigido quando atingirmos a adesão completa com o Criador. Este final é garantido.

Mas o papel de Israel em relação ao resto do mundo se assemelha ao papel dos nossos Santos Pais para com a nação de Israel: Além disso, a nação de Israel deve qualificar-se e todos os povos do mundo desenvolverem-se até que tomem para si o trabalho sublime do amor aos outros, o que é Dvekut com Ele. Assim, todos e cada Mitzva que cada pessoa de Israel executa a fim de trazer contentamento ao próprio Criador, ajuda de alguma forma com o desenvolvimento de todas as pessoas do mundo, até que aumente tal ponto que possa trazer todas as pessoas no mundo para a pureza desejada “mudando o equilíbrio para a virtude.”

A estrutura geral da realidade é dividida em vários níveis: Padres, os filhos, Israel, e as pessoas do mundo.

Os Padres, de acordo com sua natureza, anseiam pelo Criador. Eles não precisavam ser um povo. Foi suficiente para eles estar em um grupo pequeno. Alguns deles talvez, até mesmo, sem um grupo, conseguiram, como “Adam Ha Rishon”, o primeiro homem, por exemplo. No tempo de Abraão já haviam grupos, e seus alunos foram conectados como uma só família. Ainda assim, foi o trabalho individual de uma pessoa.

Mais tarde, desde os tempos do exílio no Egito, foi a vez dos filhos. O egoísmo cresceu e agora trabalhamos com ele, não exigimos apenas um grupo, mas um povo, o povo de Israel, que corrigi-se pela Torá nos estados chamados o deserto, a Terra de Israel, e o primeiro e o segundo Templo.

Então o povo do mundo se junta a este processo com a peça quebrada de Israel, que é incorporada neles. Hoje estamos todos juntos neste nível, e nós devemos fazer a mesma coisa que os Pais fizeram por nós.

Primeiro temos que nos corrigir, e depois passar a correção para as pessoas do mundo. Devemos lembrar que os povos do mundo não vão começar a operar por conta própria. Todos aqueles que pertencem a outros níveis, a parte quebrada de Israel e a parte dos povos do mundo que foram misturadas no mesmo, despertam para a correção. As dez tribos perdidas sobre os quais nada sabemos também estão incorporadas aqui.

Assim, os povos do mundo se aproximam da correção através daqueles que podem acordar, aqueles que têm o ponto espiritual aceso em seus corações. Não há nenhum ponto para sentar e esperar pelo despertar geral do povo do mundo. Isso não vai acontecer por si só, não agora e não no futuro. Nossa participação é necessária aqui: Nós nos corrigirmos, e ,de acordo com nosso nível de correção, a Luz passa para eles e graças a ela que eles são corrigidos.

É uma parte relativamente passiva da alma em geral. Dizem que as pessoas do mundo vão levar os filhos de Israel sobre os seus ombros a Jerusalém, mas temos que começar a correção. Há sempre duas partes: A parte que corrige e a parte que é corrigida pelas forças que vêm do Alto.

É claro, uma grande preparação é necessária para isso que é feita pela disseminação. Disponibilidade passiva para receber ajuda e para participar no processo tanto quanto possível é exigido por parte daqueles que são corrígidos.

Mas a correção em si vem do povo com o ponto no coração que pode passar as forças necessárias para eles de cima para baixo.

Assim, não devemos esperar apenas por “um despertar inferior” Mesmo as pessoas mais inteligentes não vão acordar por si mesmas. Elas só podem concordar, até certo ponto, em unir-se para trabalhar um pouco, mas passivamente.

[60936]

Da 4 ª parte da Lição Diária de Cabala 16/11/11, “O Arvut (Garantia Mútua)”

Material Relacionado:
Ninguém, Exceto Nós