Libertação Do Excesso

Dr. Michael LaitmanPergunta: No início da execução do programa da sociedade integral, nós precisaremos superar, de alguma forma, todos os tipos de desentendimentos. Por exemplo, como é que vamos convencer uma pessoa que ela deve se contentar com um apartamento de 500 metros quadrados, e não comum de 2.000 metros quadrados como o de seu vizinho? Que tipo de argumentos nós podemos usar?

Resposta: À medida que nós continuarmos a nos mover em direção à integração, as pessoas estarão mudando seu estilo de vida. Cada um terá seu próprio quarto para estudar e não incomodar os outros. Eu acho que um quarto por pessoa é suficiente, além de uma sala de estar comum e outros quartos auxiliares – que é uma sala de estar normal. Nós podemos fornecer a todos estas condições, assumindo que deixaremos de perseguir o excesso e adotaremos esse padrão como casa modelo.

O mesmo se aplica aos alimentos. É muito fácil calcular a quantidade necessária de alimentos para uma pessoa. Pode ser um determinado conjunto que cumpra os hábitos da pessoa: nacionais, culturais, e assim por diante, mas restrito em termos de variedade, ou seja, uma quantidade menor do que os 50 tipos de linguiça que, atualmente, guarnecem as prateleiras dos supermercados. Toda essa variedade é simplesmente inútil. Atualmente alguém está fazendo dinheiro com você com isso, mas uma vez que a questão da sobrevivência for resolvida, todo este excesso desaparecerá automaticamente.

Ao longo da crise centenas de milhões de pessoas perderão seus empregos, e seu poder de compra despencará em queda livre. Isto forçará dezenas de tipos redundantes de alimentos desparecerem das prateleiras, já que ninguém irá comprá-los. Esses cortes acontecerão naturalmente, e não temos que nos preocupar com eles. O mundo irá, naturalmente, separar todo excesso das necessidades básicas para termos uma vida normal e saudável.

Comentário: Para as pessoas que viveram em regimes socialistas e experimentaram o fenômeno do déficit crescente, que as forçaram a gastar enormes quantidades de tempo e esforços para adquirir as necessidades básicas, isto soa um pouco assustador, porque elas imediatamente imaginarão longas filas.

Resposta: Não haverá nenhuma fila. Eu acho que tudo será entregue na casa das pessoas. Você vai pedir o que você precisa, e uma organização responsável pelo abastecimento alimentar vai entregar tudo para você. Da mesma forma, outras organizações irão prestar a reparação de apartamentos e outros tipos de serviços.

Estes são os tipos de trabalhos necessários que permanecerão com a humanidade, além de indústrias específicas, agricultura e assim por diante. Basicamente, nós estaremos gastando nosso tempo e esforços naquilo que é realmente necessário.

Da “Palestra sobre Educação Integral” 12/12/11