O Remédio Para O Desamparo

Dr. Michael LaitmanPergunta: Se eu leio os Salmos ou outros textos Cabalisticos, eu posso ser levado às lágrimas. Essas palavras estão muito perto do meu coração. Eu entendo que isso tem a ver comigo e meus sentimentos, e eu posso identificar-me com o texto. Além disso, eu entendo estes textos. Eles penetram meu coração e levam-me às lágrimas.

Entretanto, O Livro do Zohar é algo obscuro, morto, sem cor e sem sentido, e eu não consigo ser comovido por ele. Então, por que O Livro do Zohar é considerado a maior fonte pela qual a força superior nos afeta? É impossível sentir isso.

Resposta: É realmente assim. Temos de compreender o princípio fundamental aqui: é quando eu chego a um sentimento de total desamparo em alcançar a meta espiritual, que eu entendo que todas as minhas orações, prantos e solicitações não ajudaram, é que eu começo a encontrar os poderes ocultos no Zohar e entendo porque ele foi escrito da forma como foi.

Se certas fontes Cabalisticas me comovem, essas emoções estão no nível animal, não no nível do homem, que é semelhante ao Criador. Estes são típicos sentimentos corporais, tais como, “Eu me sinto mal”, “Eu realmente quero, mas não posso alcançá-lo”, e assim por diante. Estes são os sentimentos humanos comuns que estão muito longe da espiritualidade.

Se eu realmente anseio por doação, conexão, união e amor, que são contrários a todos os meus poderes, motivações e desejos, porque não consigo simplesmente despertá-los através da leitura de um texto ou ser impressionado com descrições imaginárias no meu entendimento daquilo que está escrito, então eu começo a sentir que O Livro do Zohar é a fonte de poder que existe particularmente na dimensão superior, além dos meus sentimentos, motivações e sensações comuns.

Da 2ª parte da Lição Diária de Cabalá 27/10/11, O Zohar

Comente