Vergonha É Uma Qualidade Proveitosa

O Criador plantou em nós uma propriedade especial chamada “vergonha” como um meio de crescimento. Se eu compreendo que eu sou um receptor com respeito ao outro, eu me sinto “envergonhado” uma vez que isso machuca meu “ego”, meu status, e a percepção do meu caráter. De fato, o Criador nos criou com Sua Luz, e nós descendemos dessa mesma fonte superior onde sentir-se como um receptor é oposto a ela. Então, nos sentimos humilhados.

Somente um animal não sente vergonha. Um cão come a comida que se joga para ele sem sentir qualquer embaraço. Se algo é jogado para uma pessoa, então seu sentimento será determinado pelo seu estado de existência.

Se a pessoa está morrendo de inanição e está salvando sua vida, isto é, ela descende do nível humano ao animal, então ela não se sentirá envergonhada tampouco. Nesse caso, a pessoa também não se importa com a vergonha e com a dor naquele momento, ou ela cresceu em um ambiente onde é natural receber. Mas, se alguém tenta “jogar um osso” para uma pessoa que tem orgulho e caráter, ela se sentirá insultada.

O Criador intencionalmente nos fez dessa forma para que assim sintamos quão desprezível e baixo isso é em comparação com o desejo de doação do Criador, e essa distinção nos dá força para acender.

Comente