O Gene Da Separação e Conexão

Pergunta: Como eu sei se estou aprendendo altruístamente (Lishma,para o Nome Dela) ou egoisticamente (LoLishma, não para o nome Dele)?

RESPOSTA: Tudo depende do objetivo que eu estou tentando alcançar. Se meu objetivo é anular a mim mesmo diante do grupo para que eu possa receber dele o gene espiritual correto (Reshimo) e realizá-lo, então esse estudo está correto.

Com o meu ponto no coração, eu venho para o grupo e me torno a sua parte. Nesse caso, o grupo planta no meu “ponto no coração” no seu próprio Reshimo. Eu não tenho o tipo de Reshimo que o grupo possui. Este Reshimo é novo para mim, desde a conexão anterior e a separação (quebra). Se eu concordar com o parecer do ambiente e colocar-me sob a sua influência, eu aceito este Reshimo como primário. Torna-se meu, e eu o evoluo no pedido de corrigi-lo.

Acontece que eu ajo com a minha ligação com o grupo e desejo que esta ligação se torne realidade. Em outras palavras, eu corrígo o rompimento da alma coletiva e com a minha ação chamo a Luz Superior desde a quebra responde apenas a ela.

Da minha parte, eu faço o pedido correto (MAN, Mayin Nukvin ou Aguas Femininas) e recebo a Luz correspondente, a Luz de correção (MAD, Mayin Duchin ou Aguas Masculinas).

Portanto, se eu agir no grupo e anular-me diante da importância da meta espiritual e a ligação que o grupo demonstra para mim, isso significa que eu antecedo corretamente. Não existem outros critérios. Eu posso saber tudo o que está escrito nos livros perfeitamente e trabalhar duro no grupo e na Disseminação da Cabala, mas o meu progresso espiritual depende apenas da correção consciente da conexão entre nós. Não há mais nada para nós neste mundo.

Tudo é avaliado apenas em função de termos ou não algum movimento em direção à unidade ocorrida. Há pessoas que têm vindo estudar a Cabala há décadas, mas nem sequer pensam em unificação. Mas se for esse o caso, uma pessoa não deve ser desprezada, mas simplesmente significa que ela não amadureceu ainda. De qualquer maneira, ela está a avançando de alguma forma, e é melhor do que não fazer nada.

No entanto, até que uma pessoa comece a realizar esse ponto no coração, ela não trilha no caminho espiritual.
[23960]

Da 4a. parte da Lição Diária da Cabala de 17/10/10  “O Ensino da Cabala e sua Essência”