Uma Réplica Específica Do Criador Em Meu Coração

laitman_960_2Pergunta: O que exatamente dentro de mim se assemelha ao Criador?

Resposta: O Criador nos dá um pequeno desejo. Ele nem sequer é considerado uma réplica do Criador, porque nosso mundo é simplesmente uma sombra passageira. É como ter a permissão de cheirar uma tigela de sopa em vez de ser capaz de comer a sopa.

É praticamente nada, mas ainda assim este é o lugar onde nós começamos.

O Criador só nos dá o estímulo, o despertar para Ele e isso é tudo. Tudo o que recebemos mais tarde em adição ao estímulo inicial vem do grupo e do professor. Sem o grupo e o professor, a pessoa não tem chance de alcançar qualquer contato com o Criador e de cumprir corretamente a conexão com Ele. O grupo é o seu vaso espiritual e o professor é o nível superior, e, depois, há o Criador.

O Criador só lhe dá o despertar inicial: Ele leva a pessoa ao ambiente certo e diz: “Tome-o!” Mas, para toma-lo, nós precisamos nos conectar ao grupo, aos professores e aos livros, e através deles ao Criador. Antes disso nós só temos um ponto no coração, uma centelha que o Criador desperta em nós que nos obriga a procura-Lo.

Tudo o resto em nós pertence ao nível animal e não é uma réplica dos atributos do Criador, mas simplesmente o desejo de desfrutar desenvolvido. O ser humano é apenas o ponto que anseia pelo Criador. Este é o ponto do desejo de desfrutar que está conectado à Bina, ao desejo de doar.

Se não há tal conexão entre o desejo de desfrutar e o desejo de doar, se Malchut e Bina não estão conectadas, a criatura não é chamada de ser humano, Adão, que se assemelha ao Criador. Essa conexão só pode existir na fase quatro e, na verdade, não em toda a fase quatro, mas apenas em sua parte especial, que mais tarde é esclarecida. Apenas o nível humano em nosso desejo é designado para subir rumo ao Criador.

Pergunta: Por que nós precisamos dos níveis inanimado, vegetal e animal da natureza em primeiro lugar?

Resposta: O desejo de desfrutar tem que se desenvolver em todos esses níveis, porque caso contrário não pode ser independente. Nos três primeiros níveis há o mesmo desejo de desfrutar, mas ele opera de acordo com o software interno inserido nele, enquanto na fase quatro, o desejo começa a se perguntar “por que eu tenho que operar este software?”.

Nós precisamos de todas as quatro fases para o desejo se desenvolver, uma vez que, por um lado, ele tem que se desconectar totalmente do Criador, e, por outro lado, tem que chegar à equivalência de forma com Ele. Portanto, o Criador e a criatura, que são a fase da raiz e a fase quatro, têm que se afastar em todas as outras fases. Um cálculo preciso ocorre nestes níveis, onde discernimentos são necessários para a criatura, de modo que ela seja oposta, mas, ao mesmo tempo, semelhante ao Criador, no que exatamente ela é oposta a Ele e em que é similar.

Deve haver uma parte oposta no desejo de desfrutar que não muda, mas ele tem que ser semelhante em seu desejo de doar que é construído acima de seu desejo de desfrutar. Estas duas formas existem nele simultaneamente.

Da 3ª parte da Lição Diária de Cabalá 06/03/14, Escritos do Baal HaSulam