“Turquia Em Ascensão” (Times Of Israel)

Michael Laitman, no The Times of Israel: “Turquia Em Ascensão

Mutlu Meydan é um aluno meu de longa data. Embora tenha nascido na Turquia, ele descobriu a sabedoria da Cabalá e começou a estudar comigo enquanto morava em Sydney, na Austrália. Isso foi há mais de vinte anos. Seguindo seu coração, ele se mudou para Israel para estar com o grupo de estudo que lidero em Israel e, enquanto estava aqui, começou a ensinar Cabalá para as pessoas na Turquia. Há alguns anos, ele voltou para casa e, desde então, dedica cada minuto livre aos seus alunos.

Passei todo o fim de semana passado com os alunos que Mutlu apresentou à Cabalá e fiquei maravilhado. Suas perguntas, sua compreensão dos princípios da sabedoria e sua vontade de se conectarem de coração a coração para revelar o que a Cabalá ensina encheram meu coração de alegria. Sou grato a Mutlu e mais do que feliz em descobrir que, no sentido espiritual, a Turquia é um país em ascensão.

A nação turca é antiga, com um passado glorioso e um presente único. É um centro de culturas e crenças, e sua população é diversificada. Por um lado, é membro da OTAN e, por outro, é um país muçulmano, o que lhe confere uma posição central na política internacional.

Os estudantes turcos de Cabalá são únicos entre meus alunos ao redor do mundo por serem jovens, a maioria com menos de trinta anos. Normalmente, as pessoas descobrem a sabedoria da Cabalá não antes dos 30 ou 40 anos, quando começam a perguntar sobre o sentido da vida. Mas na Turquia, pessoas de 18 anos ou um pouco mais velhas já fazem essas perguntas sérias e estão dispostas a se esforçar para encontrar as respostas.

No fim de semana, passamos horas juntos, conversando e aprendendo, e as pessoas estiveram totalmente envolvidas, atentas e responderam com inteligência às minhas respostas às suas perguntas. Mas o mais importante, elas eram afetuosas uma com a outra, indicando que realmente compreenderam a essência da sabedoria: conexão e amor pelos outros.

Michael Laitman e Mutlu Meydan