Obrigação De Viver Em Paz

183.01Hoje vivemos em um mundo de interconexões globais. A guerra na Ucrânia ressoa em todo o mundo e em tudo o que fazemos, desde comprar pão, acender gás no fogão ou ligar o carro. Esse conflito afeta a todos pessoalmente, mesmo que você esteja fisicamente muito longe dele. Recebemos um sentido real do significado da paz global e da dependência mútua.

De que forma dependemos uns dos outros? Podemos dizer em tudo! Quase todos os países dependem de outros nas áreas de alimentos e indústria. Na última década essa dependência já se tornou total. Se ainda não percebemos isso, teremos que experimentá-lo da maneira mais prática nos próximos anos.

Portanto, devemos pensar seriamente sobre o que estamos fazendo. Afinal, quem ignora sua conexão com os outros, mesmo que imperceptível à primeira vista, parece estar dando um tiro no próprio pé.

Ainda não percebemos que estamos em um sistema completamente fechado. Assim que uma corrente se rompe, atinge os países que dela dependem, depois os outros países que dependiam deles, e depois outros países; então esse problema se espalha até cobrir toda a humanidade ao redor do globo.

Mas o fato é que não queremos reconhecer essa dependência mútua. Estou disposto a reconhecer a dependência da minha família e, bem, talvez até certo ponto do meu país. Mas por que devo levar em conta os interesses de outros Estados e povos estrangeiros, às vezes até hostis?

Eu não quero isso! Mas não há outra maneira. Vemos que tudo está organizado na Terra de forma a revelar nossa dependência mútua para nós e nossa obrigação de estarmos conectados uns com os outros. Afinal, ninguém é capaz de fornecer nem mesmo o essencial para si mesmo sem uma uma comunicação adequada e gentil com todos os povos do mundo, com todos os países. É um milagre como de repente nos encontramos em um mundo redondo e integral.

Nessa situação, aprendemos o quanto somos dependentes uns dos outros; ninguém pode se considerar livre, pois depende de todos. Um país corta o fornecimento, o que causa uma reação em cadeia e interrupção do fornecimento em um país após o outro e, como resultado, todos morreriam de frio e fome, sem carvão, aço, metais raros, petróleo, gás, remédios – as coisas mais vitais. A humanidade simplesmente não poderá existir se continuar no mesmo espírito.

A dependência mútua tornou-se total e temos que admitir isso. Essa é a principal característica do mundo moderno e de nossa geração. Se quisermos sofrer menos, precisamos falar mais sobre isso e esclarecer. Desta forma, chegaremos à paz, ao progresso e ao apoio mútuo. Toda a humanidade ao redor do mundo se tornará uma comunidade, um povo, então será impossível começar uma guerra em qualquer lugar, com qualquer pessoa.

Devemos finalmente acabar com as guerras, conflitos e atitudes hostis e reconhecer que todos têm a obrigação de garantir a paz uns aos outros.

De KabTV, “Mundo”, 12/07/22