Por Que Um Cabalista Não Tem Medo Da Morte

79.01Pergunta: Você diz que um Cabalista existe acima do nível da morte, enquanto uma pessoa comum existe abaixo deste nível. O que isto significa?

Resposta: Um Cabalista não tem medo da morte e uma pessoa comum vive constantemente com esse medo, tenta esquecer-se de si mesma e flerta consigo mesma através de várias ações apenas para não pensar que sua vida está chegando ao fim. Medo, uma característica incompreensível do desaparecimento, término da vida, “Por que existo, por que faço tudo isso?”

Embora essas questões sejam muito relevantes para nós, elas permanecem sem solução, fora de nossas vidas. Nós simplesmente as removemos de nós mesmos, nos envolvemos em atividades secundárias e terciárias e deixamos o mais importante de lado como se não existisse.

Mas se definirmos essas questões como as mais importantes para nós, todo o resto simplesmente não fará sentido até que as resolvamos. “Por que dou à luz filhos? Por que existo? Eu persigo todos os tipos de coisas mesquinhas na vida, para quê?!”

E o Cabalista revela tudo isso e, portanto, existe em movimento totalmente claro e real. Para ele, tudo está no seu devido lugar. Ele não se envolve em meias insinuações, não se esconde do nascimento e da morte, a cessação dessa vida.

Ele entende a importância de cada um de seus estados. Ele se comporta racionalmente nesta vida porque trata cada fenômeno em sua perspectiva presente, em sua dimensão presente, em sua importância presente – de acordo com a vida, o movimento, a morte, a reencarnação, a realização de algum objetivo real, que, talvez, será em algumas vidas. Ele vê toda essa perspectiva.

Assim, para ele, esta pequena vida também faz parte de muitas. Ele entende onde está cada movimento seu, cada ação sua. Ou seja, ele não age em nosso mundo como um homem comum que viveu hoje e amanhã – “O que será, será, o que posso fazer?” – sem entender o próximo momento, sem imaginar se isso acontecerá. ou não.

De KabTV, “Close up. Além da Última Linha”, 03/05/10