“Engenharia Social: A Verdade É Uma Questão De Perspectiva” (Linkedin)

Meu novo artigo no Linkedin: “Engenharia Social: A Verdade É Uma Questão De Perspectiva

Nos últimos anos, o assunto da engenharia social, que pode ser definido como a manipulação involuntária de pessoas em ações e visões que se conformam à vontade do manipulador, tornou-se um tema de discussão quente. Tem sido assim por eras, mas agora nos tornamos conscientes disso. É uma coisa terrível que as pessoas façam umas às outras, mas uma vez que sabemos que existe, pelo menos sabemos com que facilidade podemos ser enganados, que a verdade é uma questão de perspectiva e que nossa perspectiva depende de quem é melhor em nos manipular.

A engenharia social está em toda parte – em notícias que mostram apenas uma perspectiva, em jornais que distorcem histórias para mostrar o oposto do que realmente aconteceu, em fotos tiradas em um cenário e cuja legenda diz algo totalmente diferente, em estudos falsos financiados por corporações ou acionistas que ditam suas descobertas “científicas”, em “citações” de fontes anônimas que não podem ser verificadas, mas nos dão a “informação” que o engenheiro social quer transmitir, e de inúmeras outras maneiras.

Anteriormente, governantes e governos usavam soldados, serviços secretos e polícia para fortalecer seu controle sobre o público. Hoje, eles governam manipulando o público para acreditar no que eles querem que acreditem.

Mas não podemos culpar governos ou governantes por serem tão manipuladores. Nós mesmos queremos ser manipulados. Ninguém quer saber a verdade e, como em qualquer mercado, ninguém venderá um produto se não houver demanda. Além disso, se você contar às pessoas uma mentira que elas gostam de ouvir e rotulá-la de “verdade”, ela encontrará muitos compradores.

Atualmente, o que nossos egos gostam, eles consideram verdade. É como se toda a realidade estivesse na minha frente, mas toda a minha atenção estivesse em uma caixa que está na minha frente. Não vejo a realidade ao meu redor, mas apenas a caixa.

A caixa é o meu ego, e só projeta para mim o que agrada ao meu ego. Como resultado, acho que isso é a realidade, pois estou focado apenas na caixa e não consigo ver a realidade real.

Enquanto isso, quem manipula as caixas que retratam nossa realidade faz o que quer. Eles não sentem necessidade de esconder seus vícios porque a corrupção lhes dá fama e, graças à engenharia social, podem se safar de qualquer coisa. Não há escapatória a menos que nos libertemos das garras da caixa, nosso ego, que determina nossa percepção.

Há apenas uma maneira de se libertar da caixa: adotar um modo de trabalho oposto. Em vez de focar no que podemos receber de tudo com que entramos em contato, devemos focar no que podemos dar.

Somente quando nos concentramos em dar, em vez de receber, podemos experimentar a verdadeira liberdade: a liberdade do ego. Quando estivermos livres do ego, julgaremos tudo por sua verdadeira natureza. Se um número suficiente de pessoas adotar essa mentalidade, toda a nossa realidade mudará e não teremos que lutar constantemente para impor nosso ponto de vista a todos.

Quando há guerra, todos perdem. Mas quando as pessoas tentam apoiar e ajudar umas às outras, todos ganham. Nossa tarefa hoje é conscientizar o maior número possível de pessoas dessa verdade simples. Quando um número suficiente de pessoas entender isso, elas trabalharão juntas para criar uma nova realidade onde todos são cuidados e ninguém é manipulado.