Distanciar E Aproximar

255O Livro do Zohar, VaYikra, Item 79: É como um rei que ficou zangado com a rainha e a expulsou de seu palácio por um certo período. Quando esse período acabasse, a rainha imediatamente viria e voltaria para o rei. Isso foi assim uma, duas e três vezes. Mas na última vez, ela se afastou do palácio do rei e o rei a expulsou de seu palácio por um longo tempo. O rei disse: “Desta vez não é como das outras vezes, quando ela veio diante de mim. Em vez disso, eu e toda a minha família iremos procurá-la”.

O rei é o Criador, a força geral da natureza. A rainha simboliza a criação, ou seja, as almas criadas pelo Criador. Elas devem passar por certos estados de exílio e proximidade, que criam percepções mais claras do Criador nas almas.

Distanciando-se Dele, elas sentem certas propriedades negativas em si mesmas: escuridão, confusão, sofrimento. Quando se aproximam Dele, elas chegam ao estado de realização, compreensão, etc. Mas cada vez esse distanciamento e aproximação são qualitativamente diferentes.

Se quando da primeira vez simplesmente me afastei e me aproximei senti que era ruim estar longe e bom estar perto, na segunda vez, afastando-me e aproximando-me talvez na mesma distância, já me sinto diferente: “Por que eu me mudei? Por que estou me aproximando? Qual é a diferença?”

Na terceira vez, eu já pergunto: “Por que o Criador faz isso?” Não pergunto por que isso está acontecendo comigo, mas porque o Criador precisa disso. Eu percebo que vem do Criador.

Na quarta vez, quando toda essa busca e compreensão se acumulam em mim, minha mente cresce e minha sensação se expande, então já estou em um profundo estado de exílio do Criador, em um estado de separação e escuridão. Embora essa escuridão possa ser a mesma de antes, a percepção de que não posso mais retornar a Ele por conta própria é muito amarga e profunda. Sinto minha oposição ao Criador e minha impotência tão profundamente que não posso fazer nada comigo mesmo.

Nesse caso, pela primeira vez, sinto falta de forças e preciso que Ele me traga de volta. Quando esta demanda urgente surge em mim porque não posso mais permanecer no exílio, Ele mesmo vem a mim com todos os seus cortesãos.

De KabTV, “O Poder do Livro do Zohar” # 14