Baixo Nível De Felicidade

448.9Pergunta: Um indicador denominado “índice de felicidade” é composto pela satisfação subjetiva das pessoas com a vida e sua expectativa de vida. Essa é a chamada pegada ecológica: de quanto espaço físico precisamos para consumir recursos, usar espaço para resíduos, etc.

Se compararmos este indicador com o PIB (produto interno bruto) por país, onde o PIB é alto, o nível de felicidade das pessoas é o mais baixo. Por que você acha que isso acontece dessa maneira?

Resposta: As pessoas são conduzidas a uma estrutura na qual não se sentem livres e felizes. Elas são forçadas a fazer o que é necessário como escravas. Consequentemente, o índice de felicidade também não é muito alto.

As pessoas mentem para si mesmas e se consideram felizes. Elas não entendem o que é felicidade.

Felicidade não é trabalhar 20 horas por dia, como no Japão, e nem ficar no meio de uma selva de pedras, como em Nova York. A felicidade é o estado interno de uma pessoa. Mas é, no entanto, inseparável da conexão com a natureza, com a sociedade.

Tudo deve estar harmoniosamente interconectado. Hoje não vejo isso em nenhum canto do mundo, exceto, talvez, em países muito pequenos.

Estou voando para a Suíça em breve. Conheço bem este país, bem como a Europa Central em geral. Não acho que as pessoas lá sejam tão felizes. Mas pelo menos existe um equilíbrio muito alto entre silêncio, ar puro, a capacidade de trabalhar e se sentir bem.

Ao mesmo tempo, eu morei em Nova York e seus subúrbios há muito tempo, e não acho que esse seja o limite do conforto: interno e externo.

De KabTV, “Conversas”, 09/06/21