Natureza Humana E Boas Ações

632.2Pergunta: A “Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão”, publicado na França no século XVIII, fala de liberdade, igualdade e fraternidade.

Na mesma Declaração está escrito: “Não faça aos outros o que você não quer que eles façam a você. Faça aos outros as boas ações que você gostaria que fossem feitas a si mesmo”.

A Cabalá também diz que é necessário unir, amar. Todo mundo entende isso. Mas como chegar a isso?

Resposta: As pessoas percebem isso de maneira unilateral. Quanto a mim, é claro, quero que todos me tratem como eu achar melhor. Portanto, quando dizem: “Liberdade, igualdade, fraternidade e unificação” – parece bom, caloroso e gentil para mim.

Mas se eu tiver que tratar os outros da mesma maneira, ou seja, despender esforço, energia, pensamentos e preocupações, eu não quero mais isso. Isso é contrário à minha natureza, totalmente oposto a ela. Acontece que todos nós, é claro, queremos amor, mas dar amor ao outro já é um problema! Isso é contra nós.

Pergunta: Se isso é contra nossa natureza, por que continuamos dizendo todas essas palavras? Por que elas estão sempre no radar?

Resposta: Porque, em princípio, queremos isso, mas não podemos implementá-lo.

Pergunta: Ou seja, entendemos os benefícios de tal atitude para conosco?

Resposta: Claro. Mas então tenho que fazer o mesmo pelos outros. Como posso? Eu não consigo! Minha natureza não me permite fazer isso.

Comentário: Então, acontece que o homem é um ser irracional. A quantidade de dinheiro que gastamos em armas em vez de melhorar nossas vidas!

Minha Resposta: Todos nós entendemos isso e não há nada que possamos fazer. Esse é o nosso egoísmo. Fomos criados de tal forma que não somos capazes de fazer o bem uns aos outros.

Pergunta: E quem nos criou assim?

Resposta: A natureza, podemos dizer que é o Criador, é a força superior. Não há diferença. É assim que evoluímos pela natureza.

Pergunta: E o que fazer com essa natureza? O que a Cabalá diz?

Resposta: A Cabalá diz que isso pode ser corrigido, mas apenas se a pessoa desejar isso conscientemente e fizer certos esforços. Existe um método que lhe permitirá elevar-se acima de sua natureza egoísta e sentir os outros como a si mesmo, a ponto de desejar aos outros o que deseja para si mesmo. Então o mundo chegará a um estado de perfeição, igualdade e fraternidade.

De KabTV, “Estados Espirituais”, 13/05/19