Alcançando A Luz Superior

509O exílio egípcio é um estado muito especial. Todo o nosso mundo corpóreo está sob o domínio do desejo de receber, mas não se considera que esteja sob o domínio do Faraó.

O fato é que o sentimento de exílio é causado pelo exílio do mundo espiritual. Portanto, apenas uma pessoa que anseia pela espiritualidade pode gradualmente perceber que ela não está nela porque existem forças egoístas nela que a mantêm cativa e não permitem que ela entre nas qualidades espirituais. Assim, ela descobre que está sob o governo do Faraó, o rei do Egito.

Levará muito tempo até que uma pessoa comece a perceber que toda a sua vida é controlada pelo desejo egoísta que não permite que ela doe, se aproxime dos amigos e do Criador, trate a todos com amor, retorne ao estado de uma única alma como era antes da quebra de Adam HaRishon . Isso é o que define o exílio, e a intensidade dele também é diferente para cada um.

Há pessoas que não sentem que estão exiladas da espiritualidade de forma alguma. Elas simplesmente se sentem mal neste mundo por causa de vários problemas, mas isso ainda não é considerado exílio. Exílio significa separação de doação, conexão, amor. Se uma pessoa não anseia por isso, então ela não sente que lhe está faltando, o que significa que ela não se sente no exílio.

Portanto, precisamos esclarecer se estamos no Egito, no exílio da espiritualidade, da doação, conexão e amor, ou não. Você não pode simplesmente dizer “Estou no exílio” se não sentir sofrimento. Se eu sofro pelo fato de estar no egoísmo e pensar apenas em mim mesmo e não nos amigos e no Criador, então sinto que estou no exílio.

Afinal, eu gostaria muito de superar esses pensamentos e preocupações apenas comigo mesmo e me importar com meu próximo, mas não sou capaz de fazer isso. Essa é a sensação de exílio. Quanto mais sofro com o exílio, mais poderei gozar a saída dele e a redenção.

Da Lição Diária de Cabalá 12/03/21 , “ Pessach (Páscoa)”