“A Natureza É Cruel?” (Quora)

Dr. Michael LaitmanMichael Laitman, no Quora: A Natureza É Cruel?

A natureza é um sistema integral perfeito que funciona de acordo com as leis de interconexão e interdependência, e não há vestígio de crueldade na natureza.

No entanto, parece a muitos que a natureza é cruel. Por quê?

Porque, como está escrito na sabedoria da Cabalá, “o juiz julga de acordo com suas próprias falhas”. Em outras palavras, uma vez que nós, humanos, temos um aspecto de crueldade em nossa natureza egoísta, onde podemos desfrutar à custa dos outros e da natureza, nós atribuímos essa crueldade à natureza, e percebemos suas ações como cruéis.

Se estudássemos a natureza em profundidade, aprendendo como e por que ela funciona dessa maneira, não encontraríamos nenhum vestígio de crueldade na natureza. Em vez disso, descobriríamos como a natureza é, em última análise, um único pensamento que deseja apenas doar contentamento, prazer e realização à sua criação. Em outras palavras, em sua fonte, a natureza é a intenção pura de amar e doar, que não tem nenhuma intenção perversa.

A natureza criou um único sistema que funciona de acordo com as leis de interdependência e interconexão. Vemos como os níveis inanimado, vegetativo e animal da natureza se comportam de uma maneira em que cada elemento pega apenas o que precisa para seu sustento e cumpre seu papel para o sustento do ecossistema. Embora vejamos vários animais matando e comendo uns aos outros, eles não fazem isso por crueldade, mas simplesmente porque é assim que foram criados. Ao fazer isso, eles cumprem seu papel na natureza, e o todo do qual fazem parte continua seu sustento por meio de seu comportamento instintivo.

Se nós, humanos, recebêssemos apenas de acordo com nossas necessidades e desse tudo o mais para o benefício da humanidade e da natureza, estaríamos no mesmo nível que os animais. No entanto, vemos claramente que operamos de forma diferente e que existe um programa embutido em nós que nos faz querer se beneficiar pessoalmente às custas de outras pessoas e da natureza.

Esse elemento egoísta – o desejo de benefício próprio às custas dos outros e da natureza – é o que diferencia os humanos dos animais e do resto da natureza, e é apenas essa qualidade que é cruel. Em outras palavras, o egoísmo humano é o único aspecto da natureza que se opõe à natureza e, da mesma forma, é a única qualidade que precisa ser corrigida.

Ao corrigir o egoísmo humano, de modo que, em vez de desejar beneficiar pessoalmente às custas dos outros e da natureza, adquiriríamos uma nova natureza onde desejamos beneficiar os outros e a natureza, entraríamos igualmente em equilíbrio com a natureza, experimentando a natureza harmoniosamente e livre de crueldade.

O mundo cada vez mais cruel que percebemos é para nos levar a um ponto onde realmente queremos inverter nossa natureza egoísta em sua forma altruísta oposta. Para que uma mudança de tal magnitude aconteça, precisamos aprender como e por que a natureza age como um sistema integral, aprender suas leis de interconexão e interdependência e aplicá-las a nós mesmos a fim de alcançar o equilíbrio com a natureza. Ao fazer isso, descobriremos uma nova vida harmoniosa e completa, completamente fora do escopo de como atualmente percebemos e sentimos nosso mundo.

Escrito/editado por alunos do Cabalista Dr. Michael Laitman.
Foto de Benoit Gauzere no Unsplash.