Judeus Da América, Parte 3

448.3Religião É Um Fator Que Divide A Sociedade

Pergunta: Cem anos após o reassentamento dos judeus alemães na América, os judeus russos começaram a chegar.

De acordo com o escritor americano Stephen Birmingham, os judeus alemães já eram respeitáveis, bem vestidos, de aparência burguesa e ricos, e os novos imigrantes da Europa Oriental eram esfarrapados, empobrecidos, assumindo ativamente o controle de sua cultura, sofrimento feroz e pogroms. Eles eram socialistas idealistas.

Os judeus alemães tinham muito medo dos russos, especialmente sua ideia de organizar sindicatos. Portanto, surgiram divergências entre eles, mas não por motivos religiosos, mas por motivos sociais.

O famoso ator americano Kirk Douglas, que vem de uma família de judeus bielorrussos, observou que o antissemitismo às vezes era mais forte entre os judeus, principalmente com os judeus alemães que odiavam os judeus russos e poloneses.

Por que a discórdia entre judeus não é apenas religiosa, mas também social?

Resposta: Nossa religião não une os judeus. Pelo contrário, torna todos individualistas, porque não é construída sobre o verdadeiro fundamento do Judaísmo, que diz “ame o próximo como a si mesmo”, acima de todas as diferenças.

A religião acredita que um judeu deve cumprir tudo o que é dito no “Shulchan Aruch” (Código de Leis), e com isso ele garantirá seu futuro neste e no próximo mundo. Todo o resto não importa.

Pergunta: As tradições externas não podem unir as pessoas?

Resposta: As tradições externas dividem.

Pergunta: Por que existe o mais forte antissemitismo entre os judeus?

Resposta: Um judeu é uma pessoa que deve mostrar ao mundo inteiro o caminho para a unidade, para “amar o seu próximo como a si mesmo”, para superar todas as diferenças que o amor cobre. Devemos ser uma luz para os povos do mundo. E se não suportarmos isso, estaremos em desunião e todos nos odiarão.

De onde obtemos a mensagem certa se não recebermos a educação adequada? A religião não diz nada sobre isso. Pelo contrário, nos coloca um contra o outro: estes são sefarditas, estes são negros, estes são brancos, estes são orientais e estes são ocidentais e assim por diante. Tudo é construído para trazer o máximo de desunião à sociedade.

Até hoje, vemos isso entre os judeus ortodoxos. Quanto mais ortodoxo é um judeu, mais ele se apega ao seu clã estreito, a ponto de o casamento com outras pessoas ser um grande problema. Apenas nos últimos anos, em algum lugar, de alguma forma, isso se suavizou, mas ainda não em comunidades estritamente ortodoxas.

Ao mesmo tempo, a parte não religiosa da sociedade em Israel, e mesmo na América, é totalmente indiferente a várias partes da sociedade e está pronta para se unir a elas.

Isso mostra claramente o quanto a religião divide a sociedade em classes e grupos, e como o afastamento da religião atrai as pessoas a se conectarem mais umas com as outras.

De KabTV, “Análise Sistemática do Desenvolvimento do Povo de Israel”, 18/11/19