O Homem É Parte Integrante Da Natureza

Laitman_703.04Pergunta: Nos encontramos hoje em uma realidade em que a interconexão universal, que hoje sentimos muito fortemente, e nossa rejeição egoísta se misturam naturalmente.

A única maneira de sair desse conflito é mudar o sistema de relações entre as pessoas e o sistema de valores da sociedade, ou, esperar até a natureza nos corrigir com seus golpes, como o coronavírus nesse caso, ou nós mesmos devemos encontrar alguma solução.

Ficamos zangados com a natureza e perguntamos: “O que aconteceu? Por que precisamos de tal punição? ”

Você acha que a natureza tem uma mente? Estamos sendo punidos por algo ou são apenas processos evolutivos?

Resposta: O homem é uma entidade única com a natureza. Estamos em um sistema completamente fechado e, portanto, não podemos nos separar da natureza ou a natureza de nós mesmos. Portanto, se algo acontece, acontece em toda a natureza, no sistema integrado global.

Portanto, não deve haver indagações separadas a respeito do homem e da natureza. Nós fazemos parte dela. O fato de que, apesar disso, ainda temos a oportunidade de nos controlar, avaliar, diferir da natureza, estudar nossa dependência dela ou a dependência dela de nós, essas são apenas nossas possibilidades.

Mas elas devem estar muito claramente divididas: primeiro no que podemos estudar e entender, e segundo, o que podemos mudar nela e em nós mesmos. De fato, basicamente, todo o nosso problema com a natureza é que violamos sua harmonia, nossa conexão natural com ela.

Quando os humanos ainda estavam no nível animado, e todos nós nos desenvolvemos a partir desse estado, não havia problemas. O homem agiu com base em sua compreensão, consciência e sensação, como qualquer parte elementar da natureza.

Então, quando a mente se desenvolveu nele, quando ele começou a adquirir propriedades egoístas cerca de seis mil anos atrás, ele começou a se separar da natureza, a se afastar dela, a se opor a ela. Relações diferentes das naturais começaram a se desenvolver entre as pessoas: natureza egoísta e oposta. Nesse ponto, surgiu o problema: o confronto entre a natureza e o homem, a natureza e a sociedade humana.

Pergunta: Onde podemos ver na natureza pelo menos alguns indícios de sentimentos ou razão?

Resposta: Não podemos ver nada na natureza porque passamos tudo através de nós mesmos. Acontece que na natureza, em geral, não há nada, e tudo passa apenas por nós.

Pergunta: A natureza tem um propósito?

Resposta: O objetivo da natureza é levar todos nós ao equilíbrio integral.

De KabTV, “A Era Pós-Coronavírus”, 16/04/20