A América Saúda Seu Novo Presidente, Parte 1

Pergunta: O dia após a posse do presidente dos EUA, Donald Trump, a América e todo o mundo dividido em dois, manifestantes contra seu governo e aqueles que o apoiam. Você acha que isso é um fenômeno temporário ou uma lacuna que irá aumentar ainda mais?

Resposta: Na verdade, essa separação nunca aconteceu antes. Após a Segunda Guerra Mundial, o liberalismo tornou-se moda no mundo. A humanidade decidiu que o Ocidente, o “mundo livre”, não pode proporcionar muitas coisas sem qualquer restrição de religião e sistema de governo, e todos podem sentir-se mais ou menos livres.

Por si só, o liberalismo é uma coisa boa, mas se ele é baseado no egoísmo humano, que leva a distorções. Isso acontece com tudo o que as pessoas fazem. Há muitas excelentes qualidades e aspirações para planos notáveis que as pessoas oferecem de todo o coração. A humanidade, com entusiasmo, os aceita, sem considerar que a natureza humana é inerentemente egoísta. No momento em que começamos a implementar esses programas excelentes, o egoísmo começará a penetrá-las e transformá-las de modo que apenas a destruição será deixada.

Afinal, se queremos corrigir alguma coisa, precisamos corrigir nosso egoísmo primeiro, e depois serão corrigidos todos os aspectos de nossas vidas. Sem isso, só prejuízos virão de todos os programas. Portanto, o neoliberalismo e a democracia, inicialmente, pareciam muito atraentes, prometendo fornecer a todos um bom desenvolvimento. O problema é que tudo isso foi baseado em egoísmo e, portanto, levou à destruição, observamos agora.

Democracia e liberalismo levaram a essas distorções que afetam a todos. Todo mundo faz o que quer, e isso é a forma mais egoísta, repugnante possível, especialmente em nosso tempo, quando o egoísmo se desenvolveu tanto que chegou a inúmeros e inimagináveis desejos, inclinações e propriedades.

Acontece que não há restrições sobre as manifestações de egoísmo, nenhum poder sobre elas, seja de jornais, governos, oligarquias financeiras, do sistema judicial, da polícia, nem das universidades. Não se pode criar uma criança, porque ela reclamará sobre seus pais à polícia. Na sociedade, não há restrições que possam ser mantidas em algum tipo de quadro, de modo a não sermos levados a anarquia total.

Isto é como crianças a quem tenham sido concedidas liberdades para brincadeiras como lhes convier. No final, o que acontecerá com essas crianças? É por isso que chegamos a tal crise com o governo, finanças, mídia, aplicação da lei, e os sistemas judiciais.

O problema é que não levamos em conta que a democracia real requer a priori correção da natureza egoísta do homem. A democracia deve ser construída sobre uma base corrigida. Caso contrário, desmoronará. A divisão que ocorre hoje no mundo é a diferença entre as pessoas que pertencem à geração anterior, que ainda querem algum tipo de ordem, e a geração mais jovem, educada nos últimos trinta anos, que não reconhece qualquer ordem e é acostumada a fazer o que querem.

Então eles têm, depois das eleições legais, saído para demonstrar em protesto. Se defendem a democracia, por que não concordam com o Presidente, que recebeu a maioria dos votos do colégio eleitoral?

Aparentemente, pensam que a oportunidade de mostrar a sua natureza egoísta é democracia e um indicador de uma pessoa moderna e desenvolvida. Não há correção, há compreensão da criação, nem mesmo uma compreensão de como funciona a sociedade. Nesse meio tempo, a sociedade está a funcionar através de outras pessoas que estão preservando-a, e o exército e a polícia ainda estão trabalhando de alguma forma.

No entanto, um sistema poliárquico já foi construído. Todo mundo quer governar – o aparelho do governo, financistas, a mídia, os militares e a polícia. Isso está acontecendo em todo o mundo, mas isso tem que acabar. Agora é a oportunidade de eliminar esse conflito de forma pacífica, tranquila. Ainda é possível corrigir a destruição feita pelos governantes liberais na Europa e a liderança norte-americana anterior nos Estados Unidos.

Hoje, há uma luta entre as duas partes da América, e não será muito simples. No entanto, o processo não depende de um ou outro, e, em qualquer caso, move-se na direção da correção. A única questão é, de que forma isso será conduzido, boa ou ruim? Felizmente, Trump será capaz de implementar pelo menos algo de seu programa de mudança, e a realização do mal acontecerá através da mente, e não através do sofrimento.

[200780]

Da 2ª parte da Lição Diária de Cabalá 22/1/17, Lição sobre o tema: “Mismah Arosa” (Arosa Documento), “Altruístas e egoístas na sociedade”

Material Relacionado:

Programa de Trump À Luz Do Governo Superior, Parte 1

Nova América + Trump, Parte 3

Um Novo Presidente, Um Novo Mundo, Novos Valores