Atividades Corporais E Avanço Espiritual

Laitman_049_01Pergunta: Cada pessoa tem habilidades e talentos que foram dados a ela desde o nascimento. Como nós podemos usá-los corretamente na vida?

Resposta: Uma pessoa com talentos, vamos supor que ela seja um músico, um pintor ou um escritor, certamente pode combinar a sabedoria da Cabalá com suas atividades específicas, mas é muito difícil, pois ela investe tanto o intelecto como as emoções em sua criatividade, que, em princípio, devem ser investidos na sabedoria da Cabalá.

Quando uma pessoa está envolvida com a sabedoria da Cabalá, no desenvolvimento da espiritualidade, ela gasta uma grande quantidade de energia, a fim de ansiar por ela, com o seu coração, sua alma, e também o seu intelecto. Isso não se mistura bem com essas atividades mundanas, como ciência ou arte.

Pergunta: Não é possível que esses talentos fossem dados a uma pessoa especificamente para que ela pudesse aplicá-los na sabedoria da Cabalá?

Resposta: Por mais estranho que possa parecer, não há nenhum tipo de atividade corporal que possa ser de alguma utilidade na sabedoria da Cabalá, exceto a arte da escrita e desenho, e também essas tendências devem ser utilizadas apenas para disseminar a Cabalá, para descrevê-la e aproximá-la das pessoas.

Pergunta: E o teatro, pintura e escultura? Especialmente se isso traz alegria à alma….

Resposta: Eu não sei porque as pessoas pensam que a alma fica “feliz” quando vê alguma escultura; eu entendo que as pessoas pensam nela dessa forma, mas não é a alma.

Observar dessa forma vem dos impulsos físicos que ainda controlam a pessoa, mas isso irá gradualmente mudar para uma observação mais interior.

O homem não deve de modo algum destruir, menosprezar, livrar-se, ou ter vergonha de qualquer coisa dentro de si, ou culpar a si mesmo por ainda ter esses impulsos.

Ele pode apreciar a arte, a literatura, a música, e qualquer outra coisa, mas como resultado do estudo da Cabalá, quando ele começar a se aproximar da revelação do mundo espiritual, essa revelação vai ser tão abrangente e inclusiva, emocionante e gratificante, que ele não vai ter espaço em seu coração ou mente para estar envolvido com qualquer outra coisa exceto o simples trabalho necessário.

Meu professor Rabash explicava que a melhor coisa para um Cabalista ser era sapateiro. Ele estava se referindo a qualquer trabalho monótono que permite que a pessoa pense na espiritualidade.

Da Lição de Cabalá em Russo 10/04/16