Amor Ultrapassado

Laitman_183_04Pergunta: A principal razão para o divórcio em Israel é o amor que acabou (36%), a segunda razão são os problemas financeiros (32,5%), e a terceira razão é a infidelidade (11,2%). Como você se relaciona com o amor que acabou?

Resposta: Eu não entendo o que isso significa!

Quando eu vi pela primeira vez a minha futura esposa, mesmo quando não era religioso ou Cabalista, eu me perguntei: “Ela é a pessoa que serei capaz de ter ao meu lado por um tempo muito longo?”, e percebi que ela era e que eu também seria capaz de fazer isso. Ela se entrega, trabalha duro, gosta de estudar, e estava pronta para me seguir nos próximos anos, quando eu me foi recusada a Aliyah. Naqueles dias era perigoso até mesmo falar sobre ir a Israel!

Mas no nosso primeiro encontro eu já lhe disse: “Eu estou indo para Israel, você concorda em vir comigo…?” Visto que de outra forma não havia nenhum ponto em se ver mais, e ela concordou.

Comentário: Mas você não disse nada sobre o amor …

Resposta: O amor é uma emoção que aparece como resultado de uma longa conexão entre as pessoas, quando elas se apoiam e estão preocupadas uma com a outra.

No início, apenas os hormônios unem as pessoas, assim como no mundo animal. Você pode ver a mesma coisa em filmes da natureza, mas quando se trata de animais, a conexão é apenas em momentos específicos, em certa idade. Quando se trata de seres humanos, é permanente.

Eu creio que os poetas e escritores inventaram o termo “amor” para confundir as pessoas. Eu estou certo de que um par de séculos atrás não havia amor e as pessoas simplesmente se conectavam porque pensavam “ela é certa para mim”, ou “ele é certo para mim”. Elas se combinavam, se sentiam próximas, compreendidas e apoiadas entre si, e isso é tudo.

Pergunta: O que as pessoas querem dizer quando afirmam que o amor acabou?

Resposta: Que amor?! Os hormônios não podem agir por quarenta, cinquenta ou sessenta anos, especialmente quando se trata de homens!

Pergunta: Por que eles agem? Por que as pessoas vivem juntas há 50-60 anos?

Resposta: As pessoas vivem juntas porque têm filhos; elas têm uma propriedade compartilhada, etc. Não há nada que possamos fazer sobre isso, o hábito nos foi dado do alto, mas isso não é amor de qualquer maneira!

Pergunta: Então, o que é o amor?

Resposta: Amor é um sentimento de compreensão mútua, de conexão mútua e lealdade, de compromisso mútuo. É um sentimento de parceria, de uma conexão interna, de uma “dívida” pela outra pessoa. Você não é forçado a isso, mas simplesmente sente que está comprometido. Além disso, a pessoa sente que seu parceiro a trata da mesma maneira. Isso é chamado de amor. Nós tomamos essa definição da sabedoria da Cabalá, onde o amor é chamado de desejo de doar ao outro e não o contrário, enquanto que em nosso mundo é um desejo de receber algo corporal de outra pessoa, receber o máximo e o mais rápido possível.

Essa é uma interpretação totalmente egoísta do termo “amor”, que é oposta ao seu verdadeiro significado,

Comentário: Acontece que você realmente precisa desenvolver o amor.

Resposta: Sim, mas apenas com base na compreensão mútua, pelo trabalho duro entre nós.

De KabTV “Notícias com Michael Laitman” 28/07/16