A Sabedoria Oculta: A Ciência Das Intenções

Laitman_083Torá, “Deuteronômio”, 7:26: Não levem coisa alguma que seja detestável para dentro de casa, se não também vocês serão separados para a destruição. Considerem-na proibida e detestem-na totalmente, pois está separada para a destruição.

“Levem para dentro de casa” significa levar para dentro de seus desejos e de seu coração. Tenham cuidado que seus erros e desejos impuros não se tornem habituais a vocês. Tentem se manter acima deles e se controlar o tempo todo.

Afinal, qual é a diferença entre uma pessoa puro e uma impura? Apenas as intenções são diferentes. Ela mata, amaldiçoa, enforca, destrói, queima e estupra, faz tudo o que podemos imaginar como os atos mais terríveis, mas faz isso apenas para o benefício dos outros.

Não está claro. Mas aqui nós queremos dizer que tudo isso é feito dentro de uma pessoa sobre seus desejos. Naturalmente, essa pessoa não pode prejudicar os outros externamente; ela não pode matar, roubar ou estuprá-los.

No entanto, deve-se dizer que há muitas ações que não prejudicam os outros, mas com as quais supostamente não se pode concordar. Ela as executa da mesma maneira em ambos os lados puros e impuros, mas não podemos descobrir isso. Portanto, a Cabalá é chamada de sabedoria oculta, porque fala de coisas que não são visíveis para os outros, das intenções de uma pessoa.

Comentário: Digamos que exista uma pessoa de aparência comum diante de nós, mas dentro dela há guerras, violência e assassinatos.

Resposta: Sim, mas não só isso. Mesmo exteriormente ela pode ser muito abrupta. O problema é que suas ações internas estão escondidas dos outros.

Pergunta: Por exemplo, você nos disse que seu professor Rabash disse uma vez para você, “eu era tudo”. E para as pessoas ao seu redor, ele parecia uma pessoa inocente. É isso o que ele tinha em mente?

Resposta: Sim. Os Cabalistas passam por absolutamente tudo dentro de si.

De KabTV “Segredos do Livro Eterno” 27/04/16