Sentindo Os Mundos Espirituais

Dr. Michael LaitmanPergunta: Por que precisamos sentir o mundo espiritual?

Resposta: Nós devemos sentir os mundos espirituais, porque caso contrário não saberemos como se comportar neste mundo de uma maneira correta, o que fazer com nós mesmos, como se relacionar com os outros, por que existimos, que forças nos governam, onde está a nossa livre escolha, e onde não temos livre escolha.

Nós precisamos entender no que somos totalmente dependentes das forças da natureza, onde podemos agir de forma independente e como fazê-lo. É por acaso, quando de repente nos sentimos como ela ou por saber o objetivo correto do progresso para fazer algo bom, bom para nós e para os outros.

Nós precisamos reconhecer e alcançar o sistema em que vivemos; caso contrário, agimos como gatinhos cegos. Mas gatinhos, pelo menos, têm uma mãe, e nós estamos nas mãos ásperas da força oculta da natureza. Há uma rede de forças a qual estamos presos e não sabemos que cordas estão nos puxando.

A evolução, o desenvolvimento contínuo da natureza, é conduzido de acordo com uma lei definitiva. Mas, de certo ponto em diante, esse desenvolvimento requer o envolvimento sábio e apropriado do homem. E se a pessoa não está pronta para se integrar adequadamente a essa fórmula de desenvolvimento, o desenvolvimento age contra ela, obrigando-a cada vez mais a explorar o sistema de desenvolvimento.

Apesar de tudo, nós vemos que chegamos a um ponto em que tudo está desmoronando e o mundo que construímos é terrível. Nós estamos destruindo a natureza, o futuro é desconhecido, o amanhã é incerto, e começamos a descobrir a nós mesmos, o nosso egoísmo, como a fonte de todos os problemas.

Aqui a questão que se coloca não é sobre a necessidade de acreditar em mundos espirituais, mas como ser resgatado, como ter certeza de que não estaremos envolvidos em quaisquer problemas. Olhe o que está acontecendo em todo o mundo: na Rússia, nos EUA, na Europa, no Oriente Médio, no Extremo Oriente, na América Latina e na África; todos estão sofrendo. Não há ninguém no mundo que possa dizer que goza de felicidade e serenidade.

Nós nos encontramos num beco sem saída. Portanto, isso revela a necessidade de entender qual é a fonte de todos os nossos problemas, e junto com isso a sabedoria da Cabalá é revelada, que diz: “Eu vou lhes dizer sobre tudo e lhes dar a possibilidade de se orientar de maneira correta”.

Nós vivemos num momento especial: por um lado, ele é muito assustador, ruim, mal e imprevisível, e, por outro lado, podemos revelar todo o sistema de liderança do nosso mundo e começar a trabalhar nele.

Portanto, nós devemos aproveitar essa combinação de circunstâncias: por um lado, ela nos obriga a revelar o sistema de controle chamado mundo superior, e, por outro lado, temos a oportunidade de ser salvos.

Da Lição de Cabalá em Russo 27/12/15