Um Velho Estado, Mas Numa Escala Maior

laitman_236_02Onde podemos encontrar deficiências espirituais de amor e doação? Elas não são encontradas neste vasto mundo, mas apenas no grupo e nos livros de Cabalá, em meios para o avanço espiritual. Assim, eu encurto o caminho quantitativa e qualitativamente: eu avanço e me certifico de ter novos vasos. Isso é chamado de caminho de “eu vou apressá-lo” (Achishena) onde eu construo minhas deficiências sozinho, certifico que o meu desejo é feito dos componentes certos e, assim, implemento a meta.

Por outro lado, através do avanço “em seu tempo” (Beito), eu devo construir uma deficiência por um longo tempo, esclarecendo exatamente por que deve ser dessa forma e com que meios posso cumpri-la. Eu preciso saber seu carácter e forma completos enquanto não tenho nenhum desejo por ela e estou num estado de descida, sem sentir qualquer atração pela espiritualidade. Assim vai ser até que diferentes problemas surjam no meu caminho de fontes externas que vão me empurrar para frente pelo sofrimento. Esta é a única maneira de eu ser motivado já que estou separado da espiritualidade.

Quando eu recebo um estado de descida e sinto que estou na escuridão espiritual, eu não perco a conexão com o grupo, o professor ou a fonte. Eu posso até mesmo não sentir a escuridão, mas simplesmente opero automaticamente como uma besta, como outrora. Neste estado, eu posso ser despertado apenas pelo sofrimento, então me são enviados alguns problemas relacionados com a família, ganhar a vida ou a saúde.

Então, eu começo a correr em volta, a fim de cuidar dos problemas, e se não estou conectado ao grupo e ao professor, posso passar toda a minha vida nessa luta sem fim. No entanto, se eu preparo tal conexão com antecedência – vindo para as aulas regularmente, às reuniões de amigos, e participando em atividades de disseminação organizadas pelo grupo – eu gradualmente recebo o despertar da Luz Circundante e entendo que estes não são problemas externos, mas que vêm da gestão superior. Tudo vem de uma única fonte: todas as confusões e todos os desconfortos da vida só são causados ​​porque eu não estreitei a minha conexão com o objetivo final o suficiente e não procurei eu mesmo por ele.

Eu devo organizar a minha vida para que eu me comporte como um homem velho que se inclina constantemente à procura de algo que perdeu. É assim que eu preciso seguir em frente, olhando para os meus pés verificando se algo está perdido: eu posso criar uma deficiência mais profunda e mais complexa do que o desejo que agora se coloca na minha fundação e me opera.

Cada nível é construído sobre o nível anterior, e nossa percepção cresce e se torna dez vezes mais acentuada na sensibilidade dos vasos e no esclarecimento deles. Se eu percebo cem discernimentos diferentes em um nível, eu consigo discernir dez vezes mais no próximo nível, o que significa mil discernimentos, e no próximo nível, dez mil discernimentos. É o mesmo desejo, mas ele se torna simplesmente mais fino e mais complexo. De repente, eu identifico detalhes numa escala maior, com maior percepção neles e cada vez mais discernimentos.

O desenvolvimento é devido à multiplicação de qualidades, em vez de poder. O poder no mundo espiritual é determinado pelo número de partes distintas para cada impressão, sensação. É disso que nosso avanço depende. A principal coisa é estar constantemente envolvido em práticas de trabalho, estudos e ações que despertam o desejo de buscar propriedades espirituais, valores mais sublimes. Através dessa abordagem, eu me passo do caminho do desenvolvimento natural, “em seu tempo”, para o caminho da Luz, “o tempo de aceleração”. Assim, eu não preciso desperdiçar a minha vida em vãs esperanças e avanço de forma mais rápida e fácil.

Da Preparação para Lição Diária de Cabalá 10/02/14