A Luta Contra O Terrorismo: Um Adiamento Da Morte

laitman_272Pergunta: Recentemente, Israel sofreu outro ataque terrorista: uma mulher israelense de 24 anos de idade foi assassinada no assentamento de Beit Horon, não muito longe de Jerusalém. Esse foi o terceiro ato terrorista na área dos assentamentos judaicos na Judéia e Shomron recentemente. Duas semanas atrás, uma mãe de seis filhos foi assassinada por terroristas, um dia depois que uma mulher grávida foi ferida, e agora há mais uma tragédia em Beit Horon.

Os mais recentes ataques terroristas provocaram uma tempestade de reações. Há uma opinião entre o público que as armas de fogo devem ser distribuídas a todos os cidadãos israelenses capazes de carrega-las. Qual a sua opinião?

Resposta: Eu acho que é necessário ensinar aos moradores como usar uma arma. A maioria dos cidadãos em Israel que serviu no exército sabe como lidar com elas. Eles precisam passar por um treino curto e poderiam transportar uma arma para a proteção de todos.

Comentário: Apesar da opinião pública internacional, há aqueles que propõem matar terroristas no local ao invés de tentar pegá-los e entregá-los à polícia.

Resposta: Isso é correto. Há uma lei que está escrita na Torá que se alguém cai em cima de você e quer matá-lo, você deve agir antes do atacante e matá-lo primeiro sem levá-lo a um tribunal. Essa é a lei da Torá. Portanto, por que precisamos cumprir com as leis do mandato Britânico ou da Turquia? Não temos o direito de nos defender de assassinos?

Pergunta: Qual é a sua opinião sobre a proposta de destruir as casas dos terroristas e a expulsão de suas famílias?

Resposta: Este é um ato de retaliação com grande influência, uma vez que uma casa é muito cara para a pessoa, e se ela souber que sua família é susceptível de ser deixada sem um teto sobre sua cabeça, vai pensar duas vezes se vale a pena se tornar um terrorista e se juntar ao Daesh. Afinal, esses atos de terrorismo são organizados pelo Daesh.

Pergunta: Parece que os árabes não têm mais medo de nada se as crianças com 13 a 15 anos de idade estão levando facas e saindo para matar. Como é possível combater isso?

Resposta: Eu sugiro cortar toda a propaganda do Daesh no território de Israel por todos os meios possíveis, bloqueá-la de chegar nos smartphones, na Internet, estações de televisão, cabo e satélites. O Daesh está organizando uma poderosa propaganda, de modo que devemos tomar medidas rigorosas contra eles.

A ideologia do Daesh penetra os territórios árabes através da mídia e direciona as crianças a para matar judeus. Portanto, nós devemos purificar a nação de toda propaganda terrorista; desta forma iremos privar-lhes da oportunidade de ver, ouvir e, em geral, estar em qualquer tipo de ligação com o Daesh.

Pergunta: O que deve ser feito sobre o fato de que as pessoas já se acostumaram a repetidos atos de terrorismo e tornaram-se insensíveis a eles?

Resposta: Não estamos falamos sobre a psicologia do cidadão comum, mas sobre as medidas tomadas pelo governo, as ações que a polícia e o exército devem executar para prevenir atos terroristas.

Embora estejamos nos acostumando em ouvir sobre vítimas fatais de acidentes de trânsito, sobre aqueles que foram feridos ou mortos por terroristas, isso não significa que temos que aceitar a situação; pelo contrário, devemos analisar as medidas que o governo está tomando. Se o terrorismo se tornou um fenômeno comum, isso significa que o governo não está combatendo-o de forma eficaz e não está realizando suas obrigações para com os cidadãos da nação.

O que estão fazendo o Ministro das Comunicações, o Ministro da Defesa e o Ministro do Interior? Eles devem agir; afinal, nós estamos em estado de guerra. Essa é uma guerra interna que está sendo travada no território de Israel. Não falamos sobre o que está acontecendo além de nossas fronteiras.

É assustador pensar no que aconteceria se uma guerra externa fosse adicionada à guerra interna. Você sabe quantas armas possuem os árabes que vivem em Israel? Portanto, não podemos esperar e devemos agir — aquele que hesita está perdido.

Pergunta: Além das ações necessárias para bloquear a propaganda terrorista através da mídia e fornecer segurança aos moradores, que solução significativa você sugeriria para eliminar o terrorismo?

Resposta: O povo de Israel deve acabar com esse mal na sua raiz espiritual superior. Afinal de contas, é dito: “Nenhuma calamidade vem ao mundo, exceto pelo bem de Israel” (Talmud Bavli, “Yevamot” 63a), e Israel não está realizando sua missão; essa é aparentemente a razão para as tragédias que estão acontecendo em nosso mundo.

Nós devemos fazer o que cabe a nós e realizar uma correção na raiz das forças do bem e do mal que operam no mundo, parando e controlando a disseminação da força do mal em nosso mundo e contrabalançando-a com a força do bem. Por enquanto, a força do mal só continua a se tornar mais poderosa e está suprimindo a força do bem, até que ela seja quase invisível.

Pergunta: Se pudermos influenciar a força do mal na sua raiz, então por que temos todo o resto das ações para combater o terrorismo?

Resposta: Nós temos que fazer tudo o que está ao nosso alcance, tanto a nível físico como espiritual. Não seremos capazes de despertar instantaneamente todo o povo de Israel e uni-los completamente para que possamos atrair a força do bem a esse mundo na medida em que ele esteja pronto para neutralizar o poder do mal. Isso requer tempo; enquanto isso, temos a polícia e o exército, a educação pública no manuseio de armas de fogo, distribuir armas e bloquear a propaganda do Daesh. Assim, nós também neutralizamos as forças do mal.

Simultaneamente, cabe a nós começar o trabalho de unir as pessoas. Se o governo nos ajudar a organizar isso de modo que tenhamos a oportunidade de explicar como é possível ter um efeito sobre as forças do mal na natureza, cortando-os em sua raiz para toda a população, poderíamos ter sucesso sem quaisquer ações adicionais.

Mas, enquanto isso, somos obrigados a agir por conta própria. Por exemplo, nós convidamos o Ministro dos Negócios Estrangeiros da Suécia para a nossa Convenção Internacional de Cabalá, que será realizada de 23 a 25 de fevereiro no Centro de Exposições, em Tel Aviv. Nós estamos investindo todos os nossos esforços em despertar as pessoas para a correção, e esperamos ter sucesso com isso.

De KabTV “Notícias com Michael Laitman” 26/01/16