Um Cabalista É Uma Pessoa Que Vive Em Dois Mundos

Laitman_109Pergunta: O que significa que os Cabalistas vivem em dois mundos, nesse mundo e no mundo espiritual?

Resposta: Um Cabalista é uma pessoa muito interessante. De acordo com os nossos padrões, ele não pode ser chamado de santo. Ele é uma pessoa normal, com cinco sentidos normais (visão, audição, olfato, paladar e tato).

Um Cabalista existe num corpo físico com todos os instintos que são mantidos nele, juntamente com uma variedade de hábitos e passatempos. Isso significa que um Cabalista vê, sente e avalia o mundo através de seu corpo bestial como qualquer outra pessoa.

No entanto, ao mesmo tempo, ele está incluído num grupo de pessoas afins que anseiam em alcançar o mundo espiritual. Portanto, ele avança de acordo com esse anseio. Essa é a segunda característica para ser considerado um Cabalista.

Mas as pessoas com quem ele está conectado podem já não existir em nosso mundo como corpos; isso não importa. Ele sente as forças que estão por trás de todos os objetos e está conectado a elas, ou seja, às almas, porque o nosso anseio em ascender é por meio da alma.

Por um lado, ele vê esse mundo, sente todo o seu sofrimento, e quer tirar as pessoas desse mundo, e, por outro lado, ele ascende e as atrai com ele.

Pergunta: Existe algum tipo de conexão entre o corpo físico e a ascensão espiritual da pessoa?

Resposta: Na verdade não há conexão. Uma pessoa existe neste corpo físico até que descobre o que chamamos de “ponto no coração”. Então, é como se ela deixasse seu corpo. Ela deixa de se envolver somente com ele. Ela começa a se envolver com o desenvolvimento do ponto no coração.

Mas isso não significa que ela já não veja a beleza desse mundo, nem ame as pessoas que estão perto dela, nem queira comer algo saboroso, e assim por diante. Tudo o que é típico de uma pessoa nesse mundo existe nela. Em outras palavras, as pessoas antes da ascensão espiritual não precisam temer que vão perder algo. Pelo contrário, elas só vão expandir o seu círculo de comunicação.

Da Lição de Cabala em Russo 13/12/15